Quantcast
Animais de companhia

PSP faz balanço dos maus-tratos e abandono de animais em Portugal: 2.900 denúncias e 1.200 suspeitos

PSP faz balanço dos maus-tratos e abandono de animais em Portugal: 2.900 denúncias e 1.200 suspeitos iStock

Cães na varanda a ladrar, pátios ou logradouros sujos e com odor desagradável, animais presos sem água ou comida e animais agredidos violentamente como método de educar são algumas das denúncias que chegam à Linha Defesa Animal da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Em função do Dia Internacional do Animal Abandonado, a PSP avança que, desde 2015, ano no qual foi criado o Programa Defesa Animal, já recebeu mais de 2.900 denúncias pelo crime de abandono de animais de companhia e identificou mais de 1.200 suspeitos pela prática do mesmo crime, tendo ainda efetuado 20 detenções.

 

De acordo com a comunicação da Polícia de Segurança Pública, no ano passado, foram registadas 249 denúncias e identificados 133 suspeitos. Já até meados de agosto, foram assinaladas 125 denúncias e 61 suspeitos.

As sinalizações são efetuadas pelas várias Brigadas de Proteção Ambiental (BriPA) adstritas aos vários Comandos Metropolitanos, Distritais e Regionais, e também pelos agentes policiais, que diariamente asseguram a normal atividade operacional e, regularmente, se deparam com situações desta natureza, explica a comunicação.

 

Nos últimos quatro anos e no que toca à fiscalização de proprietários de animais de companhia, as BriPA levaram a cabo mais de 10.222 ações que resultaram na verificação de 5.266 infrações.

A Linha Defesa Animal passou a ser gerida pela Direção Nacional da PSP, através do endereço de correio eletrónico defesanimal@psp.pt. Depois de uma triagem, as denúncias são enviadas para os comandos das respetivas áreas territoriais da queixa.

 

 

 

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?