“O mercado dos animais de companhia provou ser um vencedor da covid”, declarou o general manager da marca de alimentos para animais Monge, Luciano Fassa, no primeiro de uma série de webinars em antecipação à realização do evento Zoomark – evento europeu dedicado à indústria dos animais de companhia.
“Nos últimos dois anos, o aumento do número de animais de companhia nas famílias italianas levou a resultados excecionais transversais na indústria. Ainda não é claro como o aumento dos preços de energia e das matérias-primas e a inflação vão impactar o consumidor, mas devemos manter-nos otimistas, porque o mercado está em boa saúde, e possui bases sólidas: os animais de companhia são agora em todos os propósitos membros da família”, declarou ainda.
De acordo com os oradores, que fizeram parte do webinar “The national and international scenarios of the pet market. An exploration in the run-up to Zoomark 2023, with a view to making the most of the show”, os produtos alimentares com melhores resultados em 2022 são os snacks e os alimentos húmidos de dose única. Quanto aos acessórios são os brinquedos.
De acordo com o operations manager da Trixie Italia – distribuidora de produtos para animais de companhia – , Paolo Castegnaro, “em 2021 a chegada de novos animais de companhia às famílias deu um impulso ao mercado de acessórios. A atual situação económica pode levar muitos tutores a adiar a substituição de itens mais duráveis, como colarinhos, trelas, camas e transportadores, mas acreditamos que 2022 terminará positivamente. E temos boas razões para sermos igualmente otimistas para 2023″.
Por sua vez, a CEO da MiaSolutions – empresa de software que está a colaborar com a Zoomark no projeto Pet Vision (área dedicada a novos produtos e tendências no setor), Paola Cane explica que “os desafios que enfrentamos são comuns a todos os mercados internacionais, incluindo os Estados Unidos e o Oriente, mas, em geral, há otimismo na indústria dos animais de companhia”.
O Zoomark 2023 realiza-se em Bolonha (Itália) entre os dias 15 e 17 de maio.