Quantcast
Animais de Companhia

Novas abordagens no maneio da osteoartrose

Novas abordagens no maneio da osteoartrose Direitos Reservados

O novo episódio do videocast da VETERINÁRIA ATUAL está também disponível em formato podcast e é dedicado às novas abordagens de maneio da osteoartrose, as terapias intra-articulares, as alternativas não farmacológicas, a sensibilização dos tutores

João Alves, médico veterinário, especialista europeu em medicina desportiva e reabilitação fala sobre as terapias intra-articulares e as opções de tratamento para a osteoartrose, mas também da importância da gestão de peso, do exercício físico e dos ajustes ambientais em casa. O objetivo da complementaridade das várias estratégias é “promover a longevidade, mas com qualidade”, afirmou.

 

Se um diagnóstico da doença, “à partida, todos os animais podem ser candidatos ao tratamento com terapias intra-articulares”, ainda que existam fatores a ter em consideração para influenciar a decisão, desde logo “a fase em que o animal nos chega”, pois, um animal que chega cedo permite “uma margem maior para atuar numa fase inicial”. Por outro lado, se o animal já tem múltiplas articulações afetadas, em grau muito avançado, a margem diminui. “Existem ainda outras questões, como o acesso aos materiais e equipamentos, à técnica e à disponibilidade das famílias porque existem preços muito variados.”

Os médicos veterinários generalistas têm assim um papel “para alertar para que cães de uma raça predisposta à osteoartrose possam fazer o rastreio nas idades certas” e alertar os tutores para não sobrealimentarem os seus animais. Vão ainda indicar “que devemos fazer os ajustes corretos em termos de alimentação e de atividade”.

 

A trabalhar na Guarda Nacional Republicana (GNR) desde 2012, com animais de trabalho, João Alves explica ainda o que o levou a optar pela área de medicina física e reabilitação e partilha um dos muitos casos que o marcou.

No final da conversa, Catarina Mendes, médica veterinária e technical advisor da Vetplus Portugal, destaca um novo serviço que arranca este mês de fevereiro e que consiste em motivar “os hospitais e as clínicas a criarem uma consulta dedicada de enfermagem para o acompanhamento destes casos [osteoartrose]”. A empresa tem apostado cada vez mais “noutras formas de apoiar as equipas e as clínicas veterinárias” além da comercialização de nutracêuticos.

 

Pode ouvir o podcast na íntegra aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?