A Sonae anunciou que concluiu “com sucesso” a oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Musti Group, empresa finlandesa de produtos para animais de companhia, assegurando uma aquisição de 80,65% do capital da empresa num valor de 700 milhões de euros.
De acordo com o comunicado da Sonae, a aquisição permite “reforçar a internacionalização e diversificação do seu portefólio, tanto em termos geográficos como de áreas de negócio”.
“Estamos muito satisfeitos com o sucesso da Oferta. A aquisição da Musti está totalmente alinhada com a estratégia de crescimento da Sonae, dado que acelera a internacionalização do nosso portefólio para novos mercados através de empresas líderes em setores de elevado crescimento”, referiu Cláudia Azevedo, presidente da comissão executiva da Sonae.
E continua: “Estamos empenhados em alavancar a nossa experiência em retalho e em trabalhar com a equipa de gestão da Musti, com os colaboradores, parceiros e restantes acionistas, para acelerar o crescimento da empresa e maximizar a proposta de valor para os seus clientes atuais e futuros”.
Para David Rönnberg, presidente da comissão executiva da Musti, “tem sido uma jornada fantástica desenvolver a Musti até ao que é hoje, e estamos entusiasmados por unir forças com a Sonae para o próximo capítulo desta incrível história de sucesso”.
Acrescentando que este é “um marco significativo para ambas as empresas”, salientando a confiança na parceria que irá “acelerar o nosso caminho de crescimento e continuará a trazer grande valor à nossa comunidade de famílias com animais de estimação: os nossos clientes, colaboradores e demais stakeholders”.
Segundo o comunicado enviado às redações, a Sonae lidera o consórcio com uma participação de 98%, estando o restante capital alocado entre Jeffrey David, presidente do conselho de administração da Musti, Johan Dettel, membro do conselho de administração da Musti, e David Rönnberg, CEO da Musti, “os quais detêm uma longa experiência e histórico comprovado de sucesso no setor”.
A conclusão da aquisição deverá ocorrer antes do final de março, de acordo com a comunicação.
Posicionamento atual de mercado da Musti
Em comunicado, a Musti dá destaque ao facto de se encontrar “numa posição privilegiada para aproveitar as tendências de crescimento do mercado”, apresentando-se com uma sólida proposta de valor omnicanal que inclui uma rede de mais de 340 lojas na Finlândia, Suécia e Noruega e operações de comércio eletrónico especializadas em produtos de cuidado e alimentação para animais de companhia.
Relativamente à oferta, a empresa inclui produtos de marcas próprias e exclusivas, assim como serviços essenciais para animais de companhia.
“O retalho de produtos para animais de estimação é um segmento em rápido crescimento, beneficiando das tendências crescentes de aumento de animais de estimação nos lares, dos cuidados de premium pet care, do aumento dos gastos por animal e da resiliência inerente ao padrão de consumo não discricionário da sua alimentação”, refere a empresa em comunicado.
No seu último ano fiscal, o volume de negócios da Musti ascendeu a 426 milhões de euros, com o EBITDA a atingir 74 milhões de euros.