A cada vez maior concorrência na medicina veterinária, a crise económica que a Europa tem vindo a atravessar e inflação dos preços fazem com que seja cada vez mais difícil atrair novos clientes para as clínicas veterinárias, razão pela qual é cada vez mais importante reter e tentar recuperar os clientes.
O Portal Veterinário Argos publicou recentemente um conjunto de dicas que podem ajudar os gestores de clínicas veterinárias a recuperar os chamados ‘clientes desertores’, aqueles que recorreram aos serviços de uma clínica nos últimos 24 meses, mas que nos últimos 12 meses não lá voltaram.
De acordo com a publicação online, recuperar estes clientes exige uma boa estratégia de comunicação que deve ser marcada por vários fatores:
- A comunicação deve ser sempre telefónica, de forma a ter feedback imediato e direto do cliente com quem se está a contactar;
- Possuir um protocolo com possíveis perguntas e respostas segundo várias situações que tenham sido registadas anteriormente com outros clientes;
- Listar os clientes desertores e os possíveis motivos para a sua deserção: mudança de domicílio, abertura de nova clínica nas proximidades, morte de um animal, descontentamento com os serviços prestados;
- Ter algo que motive o interesse do cliente contactado: uma campanha, um novo serviço, etc;
- Conhecer bem o historial do cliente com quem se está a falar de forma a conseguir responder melhor às suas necessidades.