A Vetoquinol lançou a OvuCalc, uma aplicação que permite visualizar as simulações de tempo e recursos necessários na gestão em bandas em explorações de suínos quando se implementa um programa de Inseminação Artificial Única a Tempo Fixo (IAU-TF) com triptorrelina.
De acordo com o comunicado de imprensa, a ferramenta permite, introduzindo os parâmetros da exploração em relação à distribuição do cio e programa de inseminação, escolher o programa de Inseminação Único a Tempo Fixo que melhor se adapta aos objetivos da exploração.
A aplicação solicita, em passos sucessivos, a introdução de dados relativos à distribuição do cio e programa de inseminação e, de acordo com os dados introduzidos, apresenta as diferentes opções de programa de inseminação, desde reduzir a carga de trabalho mantendo o rendimento produtivo, até captar todos os cios férteis que possam ocorrer na semana pós-desmame, isto porque existe uma elevada percentagem de cios silenciosos, explica a comunicação.
Os dados das simulações realizadas podem ser guardados para consultas posteriores.
“Trata-se de uma aplicação que evidência, pela primeira vez no mercado e de forma quantificável, alguns dos benefícios que a IAU-TF com triptorrelina apresenta no que se refere à poupança de doses seminais ou tempo dedicado a trabalhos de deteção de cio e inseminação na semana pós-desmame”, lê-se na comunicação.
De acordo com um estudo recente, o uso de triptorrelina pode melhorar a eficiência reprodutiva e o rendimento económico na produção de suínos.
A nota de imprensa refere ainda que, na suinicultura moderna, existem picos de “enorme carga de trabalho” em que é importante ter os recursos humanos e materiais alocados de forma eficiente, para garantir uma produção sustentável.
“Isto é ainda mais importante em sistemas como o maneio em bandas de cinco semanas, que proporcionam benefícios sanitários e económicos importantes, mas que, se não estiverem bem estruturados e ajustados no tempo, podem perder-se com facilidade”, lê-se no comunicado.