Quantcast
Médicos Veterinários

Balanço 2024 e tendências 2025

iStock

O setor veterinário tem apresentado uma evolução significativa nos últimos anos, impulsionado por avanços tecnológicos, maior consciência sobre o bem-estar animal e um aumento na procura por serviços de saúde animal. O ano de 2024 não foi exceção, trazendo desafios e oportunidades que moldaram o mercado veterinário em Portugal. Este artigo apresenta um balanço dos principais acontecimentos do setor em 2024 e as tendências para 2025, tanto em Portugal como no contexto global.

dilen ratanji

Direitos reservados

Principais factos do setor veterinário em 2024

 

Em 2024, o setor veterinário em Portugal foi marcado por um crescimento sustentado, reflexo do aumento da população de animais de companhia e da maior disposição dos tutores para investir em cuidados veterinários de qualidade. Os centros veterinários cresceram na sua faturação entre 7% e 10%. Saliento ainda os seguintes factos:

  • Aumento do número de clínicas e hospitais veterinários, acompanhando a crescente procura por serviços especializados.
  • Em 2024, a taxa de inflação média anual em Portugal foi de 2,4%, uma redução em relação aos 4,3% registados em 2023. Este abrandamento na inflação média anual reflete uma estabilização dos preços ao longo do ano, embora com algumas flutuações mensais. A tendência inflacionista dos anos mais recentes tem tido repercussão nos preços praticados nos produtos e serviços médico-veterinários. A VetBizz estima que em 2024 os preços dos serviços aumentaram, em média, entre os 6% e 9%, o que significa que não se assistiu a um crescimento orgânico relevante dos centros veterinários, dado o efeito da inflação.
  • Na mesma proporção, estão a crescer os salários dos profissionais do setor veterinário, em particular dos médicos veterinários, uma vez que a relação oferta-procura continua a ser amplamente desfavorável para os centros veterinários.
  • Assistiu-se a um crescimento modesto da telemedicina veterinária, ao contrário de outros países europeus onde este serviço tem vindo a facilitar o acesso a serviços de saúde animal.
  • Adoção crescente de seguros de saúde para animais, reduzindo custos para os tutores e garantindo maior acesso a cuidados médico-veterinários.
  • Campanhas de sensibilização sobre posse responsável, com impacto na adoção e cuidados preventivos. Os seguros de saúde contribuem para esta causa, no entanto os planos de saúde continuam praticamente sem expressão no território nacional.
  • Os grupos veterinários continuam a apostar na expansão da sua rede, sendo uma tendência para os próximos anos, ainda que com menor fulgor do que em anos anteriores.
  • O ano de 2024 também trouxe diversas inovações no setor veterinário, abrangendo desde novas terapias até melhorias na eficiência das clínicas, designadamente:
  • Inteligência Artificial aplicada ao diagnóstico veterinário, permitindo exames mais rápidos e precisos.
  • Novos medicamentos e terapias avançadas, incluindo tratamentos baseados em biotecnologia e imunoterapia.
  • Avanço da petfood personalizada, baseada em necessidades específicas dos animais.
  • Uso de wearables para monitorização da saúde animal, fornecendo dados em tempo real sobre atividades e condições físicas dos animais de estimação.
  • Expansão de clínicas sustentáveis, com adoção de práticas ecológicas na gestão de resíduos e uso de energias renováveis.

O que esperar de 2025?

 

Para 2025, espera-se que algumas tendências continuem a moldar o setor veterinário, influenciando práticas clínicas, regulamentação e desenvolvimento tecnológico. Apresento algumas tendências:

  • Acredito que do ponto de vista de legislação e regulamentação, haverá uma maior fiscalização no uso de medicamentos veterinários para reduzir resistência antimicrobiana, novas diretrizes para criação e comercialização de animais de estimação e incentivos para a adoção de práticas sustentáveis nas clínicas veterinárias.
  • Novas tecnologias potenciarão a integração progressiva da Inteligência Artificial nos processos de diagnóstico e nos fluxos de comunicação relacional com os clientes, permitindo uma abordagem cada vez mais individualizada na satisfação das suas necessidades.
  • Ainda que de uma forma igualmente modesta, assistiremos ao uso progressivo da telemedicina para consultas rápidas e acompanhamento remoto.
  • Crescimento do mercado de bem-estar animal, incluindo terapias alternativas e programas de prevenção.
  • A projeção para a inflação do Banco de Portugal é de 2,1% em 2025 e do Orçamento de Estado de 2,3%. Pelas interações que temos tido com os nossos clientes, os aumentos este ano situar-se-ão entre os 5% e 7%.
  • Continuarão a surgir novas estruturas e diferenciadas, incluindo de especialistas, mantendo-se a tendência do aumento dos veterinários ao domicílio.
  • Infelizmente, não se prevê uma alteração no rácio procura-oferta de médicos veterinário, mantendo-se com um obstáculo a vencer em 2025, sendo certo que os salários dos profissionais do setor continuarão a crescer mais do que a inflação estimada.

O setor veterinário em Portugal e no mundo está em constante evolução, impulsionado por inovações tecnológicas, mudanças nos hábitos de consumo e uma crescente preocupação com o bem-estar animal. O ano de 2024 trouxe importantes avanços, consolidando o crescimento do setor, enquanto 2025 promete continuar essa trajetória com novas regulamentações, melhorias tecnológicas e uma abordagem mais sustentável. No fundo, continuaremos a assistir ao crescimento sustentado de todo setor.

 

*Diretor-geral da Vetbizz Consulting

**Artigo publicado na edição 190, de fevereiro, da VETERINÁRIA ATUAL

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?