Quantcast
Animais

Rato-das-neves: o novo mamífero descoberto no Parque de Montesinho

rato das neves foto de Gonçalo Rosa

Foi observado pela primeira vez nas montanhas do Parque do Montesinho, em Bragança, uma espécie de mamífero que nunca tinha sido encontrado em Portugal: o rato-das-neves. De acordo com o Diário de Notícias, a descoberta foi feita por um fotógrafo de vida selvagem e foi agora divulgada por investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O mamífero é um roedor com “longos bigodes (vibrissas) brancos, patas posteriores muito desenvolvidas e cauda comprida, é pardo, com tons que variam entre o cinzento e o branco e concentra-se exclusivamente em regiões montanhosas“, tendo dado entrada no registo de mamíferos em Portugal.

Esta espécie não é uma praga: concentra-se exclusivamente em regiões montanhosas e é bastante sensível a alterações do habitat. Além disso, como todos os roedores, tem um papel importante na disseminação de sementes”, refere ao jornal Hélia Vale Gonçalves, especialista em micromamíferos, do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB).

A espécie foi observada no verão de 2014 pelo fotógrafo de vida selvagem Gonçalo Rosa e, de acordo com a UTAD, ao verificar as imagens de uma câmara que tinha colocado debaixo de uma pedra de granito, o fotógrafo descobriu que um animal de uma espécie que não conhecia havia ativado a célula.

As fotografias foram depois enviadas para os investigadores Hélia Vale Gonçalves e Paulo Barros do Laboratório de Ecologia Aplicada, inserido no CITAB, da UTAD, que mais tarde confirmaram que se tratava de uma espécie que até agora não tinha sido avistada no país.

O artigo científico da equipa de cientistas que confirmaram a presença do animal no país está disponível em http://goo.gl/Nl9UBS.

Nota: Fotografia de Gonçalo Rosa

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?