O Hospital Veterinário do Restelo (HVR) promoveu no dia 14 de novembro mais um encontro científico, desta vez dedicado às ‘Urgências Veterinárias’. “É um tema sempre muito atual”, salientou Jorge Cid, diretor-clínico do HVR, e “procuramos abordar temáticas com utilização prática no nosso dia-a-dia”.
Fabio Viganò, o orador convidado, é segundo Jorge Cid “muito assertivo e prático nas abordagens que faz, aprendemos muito com ele. É das pessoas que conheço com mais know-how em urgências e tem um sentido muito prático”.
Medicina de emergência
Fabio Viganò é membro-fundador da VECCS –Veterinary Emergency and Critical Care Society e diretor de inúmeros cursos de primeiros socorros e cuidados intensivos desde 2001. À VETERINÁRIA ATUAL, o especialista em cuidados intensivos em animais de companhia sublinhou que, durante o encontro científico, procurou abordar os principais tratamentos em pacientes críticos, nomeadamente a fluidoterapia e o diagnóstico e tratamento da dificuldade respiratória.
De um modo geral, “nos últimos 20 anos houve um grande desenvolvimento em termos do conhecimento científico na área da medicina de emergência”, referiu Fabio Viganò. Do ponto de vista do orador, “muitas faculdades parecem esquecer-se do papel importante da medicina de emergência no aumento das taxas de sobrevivência dos pacientes”.
Bypass ureteral
Outro dos temas abordados durante o encontro científico foi o ‘Bypass ureteral, retrospetiva de dois anos’. “ É uma técnica cirúrgica que penso que o HVR foi pioneiro na sua aplicabilidade em Portugal e temos já uma casuística de dois anos, que nos permite apresentar casos”, revelou Jorge Cid.
De acordo com Sofia Zamith, do HVR, o bypass ureteral subcutâneo é indicado, por exemplo, em situações de obstrução total ou parcial do uréter; de urolitíase (cálculos únicos ou múltiplos); e obstrução uni ou bilateral. É ainda uma técnica que pode ser utilizada, segundo a médica veterinária, “tanto em cães como em gatos”.