Quantcast
Animais de Companhia

Há cada vez mais animais domésticos com excesso de peso

cão obeso Veterinária Atual

Um estudo recentemente publicado revela que seis em cada dez gatos domésticos de Espanha têm excesso de peso. De acordo com os autores do estudo, a maioria dos proprietários de felinos não tomam em conta fatores como a idade, a saúde e o peso dos seus animais para escolher uma alimentação adequada.

O relatório “State of Pet Health 2014” do Banfield Pet Hospital, nos EUA, revela também que o exercício físico pode ser a chave para combater situações de obesidade ou excesso de peso nos animais.

De acordo com a Associação de Prevenção da Obesidade em Animais Domésticos, mais de metade dos cães e dos gatos têm excesso de peso e nos últimos anos a consciencialização para esta problemática aumentou quer junto de médicos veterinários, quer dos proprietários.

Ainda assim, segundo a Associação Médico-Veterinária Americana, muitos donos não reconhecem que os seus animais estão obesos, doença que pode levar ao desenvolvimento da diabetes, doenças cardíacas e do pulmão, problemas dermatológicas, artrite ou até cancro.

Agora, a maioria dos especialistas começam a reconhecer que o exercício físico pode ser benéfico para os animais domésticos com excesso de peso. Felix Duerr, especialista em medicina desportiva de pequenos animais, defende que “se os animais fizerem exercício físico têm menos probabilidades de ter artrite e vivem uma vida mais longa e mais saudável.”

Quanto ao peso ideal, o especialista explica que “devemos conseguir sentir as costelas do animal, não uma camada de gordura debaixo do seu pelo.” Já no que diz respeito à melhor forma de colocar os animais domésticos a mexerem-se, Duerr aconselha exercícios como jogar às escondidas, usar um laser para os fazer correr atrás da luz ou caminhar.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?