Quantcast
Eventos

Évora recebeu médicos veterinários de equinos para formação com Jairo Cárdenas

Évora recebeu médicos veterinários de equinos para formação com Jairo Cárdenas

No dia 9 de fevereiro, Évora recebeu 22 médicos veterinários de equinos para a formação com Jairo Jaramillo Cárdenas – médico veterinário especializado em patologias locomotoras, doutorado em cirurgia, certificado pela Sociedade Internacional de Patologia Locomotora (ISELP) e membro-fundador da Associação Latinoamericana de Patologia e Imagiologia do Sistema Locomotor do Equino –, no primeiro módulo do Treino Avançado em Afeções Locomotoras e Médico-Desportivas dos Equinos.

Évora recebeu médicos veterinários de equinos para formação com Jairo CárdenasJairo Cárdenas pôs em prática os seus conhecimentos de anatomia e biomecânica do cavalo, para formar os médicos veterinários presentes e ajudar a promover um bom diagnóstico de patologias locomotoras. O formador complementou a apresentação com imagens de elevada qualidade e vídeos, bem como com conteúdos adaptados à prática clínica. Durante a formação foi realizada ainda a dissecção ao vivo da bacia e da região femorotibiopatelar.

 

A discussão ativa de casos e do trabalho em grupo foram uma das características em destaque da sua metodologia de ensino.

Cárdenas, presente em Portugal apenas pela segunda vez, relatou a experiência desta formação como gratificante: “Não só o nível técnico, mas também a simpatia com que fui recebido, foram maravilhosos. Consegui entender que é um grupo com muito potencial, muita motivação e muita sede de aprender. A integração do conhecimento do primeiro para o último dia foi notória. Houve uma entrega excecional desse grupo e a transformação que irão sofrer ao longo do curso já se começa a notar.”

 

Este primeiro módulo fez parte do Curso Treino Avançado em Afeções Locomotoras e Médico-Desportivas dos Equinos, lançado pela Al Equine 4Vets em parceria com a brasileira Equarter, que visa dar aos médicos veterinários portugueses a oportunidade de adquirir formação prática contínua com foco nas patologias locomotoras, incluindo a utilização de novas tecnologias que permitem quantificar o grau de claudicação em afeções do foro médico (respiratórias, cardíacas, musculares e digestivas) que podem, também, afetar o rendimento desportivo dos cavalos.

O curso é constituído por seis módulos, quatro de locomotor, um de medicina desportiva e o último sobre análise quantitativa do movimento, e está a finalizar o processo de obtenção de certificação de grau General Practioner junto da ISVPS — International School of Veterinary Postgraduate Studies.

 

Para conseguir o GPcert (EqOrth&SpMed), os formandos têm de participar em 80% dos módulos e realizar um exame junto da ISVPS, bem como apresentar um relatório de caso que será revisto por pares.

A 2 de abril, terá início o módulo dedicado às afeções do tarso, metatarso, tíbia, quartela e casco, também de quatro dias.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?