Medicina Veterinária

Portugal já tem circuito equestre com análises veterinárias em permanência

Portugal tem agora um dos oito circuitos equestres mundiais que integram análises veterinárias em permanência e que asseguram resultados em minutos. O serviço será assegurado pela DNAtech no âmbito to Vilamoura Champions Tour, que este ano decorre entre 27 de setembro e 8 de novembro e que espera mais de 1000 cavalos.

De acordo com Ângela Xufre, administradora da DNAtech, “a principal vantagem de instalar o laboratório no local é disponibilizar resultados em minutos perante qualquer problema que surja. De imediato, quando um veterinário é chamado a assistir um animal, uma das primeiras coisas que solicita são as análises e, quando há um laboratório no local, os resultados são obtidos em minutos. Caso contrário, o resultado pode levar dois dias a chegar, o que poderia ser fatal. Pode ser a diferença entre salvar um animal, ou não.”

Neste tipo de eventos, em que é frequente os animais fazerem longas viagens de avião ou em camiões e em que estão sujeitos a alterações de temperatura, pressão e contacto com diferentes vetores é importante realizar check-ups frequentes.

A DNAtech sublinha que a presença nesta prova “representa um momento importante para um laboratório veterinário, numa perspetiva científica.” “É o único evento em que estamos em contacto direto com os animais, o que não acontece habitualmente. Trabalhamos em equipa com o veterinário no local. É uma experiência única, muito positiva e enriquecedora”, acrescenta Ângela Xufre.