Quantcast
Eventos

Hospital Escolar Veterinário da FMV-ULisboa dinamizou Dia Aberto para se aproximar da comunidade

Hospital Escolar Veterinário da FMV-ULisboa dinamizou Dia Aberto para se aproximar da comunidade Direitos Reservados

No passado dia 9 de maio, decorreu a 3.ª edição do Dia Aberto do Hospital Escolar Veterinário (HEV – Animais de Companhia) da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULisboa), que pretendeu apresentar o HEV “não apenas como instituição de saúde animal, mas como espaço de ensino, partilha e proximidade com a comunidade”.

Destinado principalmente à equipa clínica do hospital — incluindo médicos veterinários, enfermeiros, auxiliares e estagiários —, bem como aos médicos veterinários referentes e aos enfermeiros/auxiliares do corpo clínico, o Dia Aberto contou ainda com a participação online dos estudantes.

 

De acordo com o comunicado, o programa científico incluiu a apresentação de casos clínicos de interesse acompanhados nos vários serviços do HEV, com sessões paralelas para médicos veterinários e para enfermeiros e auxiliares.

A nota de imprensa também sublinha que o evento visou a atualização de conhecimentos clínicos, a melhoria da comunicação entre os profissionais e o convívio entre todos os participantes.

 

“Este dia é um momento especial, em que queremos mostrar mais do que casos clínicos e ciência: queremos apresentar o que nos move. O Hospital Escolar é, ao mesmo tempo, um campo de prática para os nossos estudantes e um centro de cuidados de saúde de excelência para os nossos pacientes animais. É um lugar onde o saber se encontra com o servir, onde cada gesto carrega aprendizagem e compromisso. Aqui, cuidamos da saúde com ciência, com dedicação, mas também com empatia e humanidade. E formamos os profissionais do futuro com os mesmos valores”, afirmou Esmeralda Delgado, vice-presidente da FMV e responsável pelo serviço de Oftalmologia do Hospital Escolar.

E continua: “a colaboração dos médicos veterinários referentes é fundamental para o nosso trabalho, pois cada caso encaminhado é também uma valiosa oportunidade de ensino. Os nossos estudantes aprendem não só com os casos clínicos, mas também com o exemplo de colaboração e responsabilidade partilhada entre colegas da profissão”.

 

Esta formação foi apoiada pelas empresas Bio2, Ecuphar, MSO e Zoetis, e contou com o contributo da equipa do HEV. Segundo o comunicado, o sucesso desta edição reforça a intenção de repetir o evento já no próximo ano.

 

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?