A Federação de Veterinários da Europa (FVE) lançou uma nova ferramenta projetada para apoiar a conformidade com o Regulamento de Medicamentos Veterinários da União Europeia.
O novo guia visual visa disponibilizar aos profissionais do setor “uma abordagem intuitiva” e baseada em fluxograma para navegarem a prescrição “Cascade”, descrita nos artigos 112 a 114 do regulamento.
O “Cascade” fornece “uma estrutura importante” para os veterinários, permitindo que tomem decisões informadas quando nenhum medicamento veterinário autorizado está disponível para uma determinada espécie ou problemática de saúde.
O guia visual conduz os utilizadores, passo a passo, pelo processo de tomada de decisão, “aumentando a clareza e orientando os veterinários, tanto os que tratam animais de companhia como animais de produção ou aquáticos”, explica a FVE.
Além de orientar as escolhas de tratamento, o guia também enfatiza as responsabilidades, a manutenção de registos e o uso adequado do produto, com foco em:
- Substâncias essenciais para o tratamento de equídeos;
- Antimicrobianos específicos para determinadas infeções humanas;
- Antimicrobianos de uso restrito no “Cascade”;
- Lista de agentes antimicrobianos que só podem ser utilizados sob restrições em “Cascade”.
Segundo a FVE, este novo recurso reforça a capacidade dos veterinários em manterem a saúde e o bem-estar dos animais, garantindo cuidados seguros e eficazes, preservando a conformidade regulatória europeia.