Quantcast
Animais de Assistência

Pata D’Açúcar: quando os cães são treinados para reconhecer hipoglicémias

Pata DAçúcar Veterinária Atual

Chama-se ‘Pata D’Açúcar’ e é uma associação que pretende treinar cães para reconhecerem situações de hipoglicémia para que estes possam, assim, ajudar pacientes com diabetes. Criada por um diabético, que é também o vice-presidente desta associação, a Pata D’Açúcar vai recrutar cães em canis para os treinar e, posteriormente, ceder de forma gratuita a pessoas que necessitem de acompanhamento.

“Este projeto surge de um desafio lançado por um diabético a um treinador, para o treino do seu cão para o auxiliar na doença. Este episódio ocorreu em Janeiro de 2016”, revela Nuno Benedito, presidente da Pata D’Açúcar à VETERINÁRIA ATUAL.

De acordo com o P3, do jornal Público, o treino dos animais está a cargo da Quinta d’Alcateia, que além de ensinar os cães a prestarem assistência na saúde, irá prepara-los para a parte do exercício físico e socialização essenciais a estas pessoas, já que ter um animal de estimação é a “desculpa ideal” para que saiam para caminhar, o que contribui significativamente para a melhoria do estado de saúde do diabético.

“Sem um conhecimento aprofundado sobre a diabetes, mas com 20 anos de experiência em treino profissional de cães nas áreas de deteção de estupefacientes e explosivos e com o consentimento do tutor diabético que lançou o desafio, pusemos mãos à obra e iniciamos todo um processo de investigação e estudo sobre a doença e sobre a melhor forma de agilizarmos o treino do cão”, revela Nuno Benedito.

“Este estudo foi desenvolvido com auxílio de uma equipa multidisciplinar composta por endocrinologistas, treinadores internacionais e médicos veterinários. À medida que o estudo ia avançando fomos pondo em prática e fomos avaliando os resultados que se revelaram esplêndidos. Definimos os protocolos de treino a aplicar no cão e concluímos que seria egoísta guardar este trabalho só para nós, uma vez que o que treinamos já tinha feito 9 marcações reais de baixas de glicémia, 6 no tutor e 3 em diabéticos com quem ele nunca tinha tido contacto”.

O projeto Pata D’Açúcar visa o resgate (após um processo de seleção) de dois cães de abrigos, o seu treino (com a ajuda e suporte de parcerias) e cedência gratuita a duas famílias de diabéticos. “Periodicamente a Associação fará os necessários refrescamentos aos cães.É também nosso objetivo desmistificar em Portugal o conceito de Medical Dogs, pois estes animais podem ser uma preciosa ajuda para a comunidade de diabéticos em Portugal”.

De salientar que o registo destes animais, após o treino, é feito sempre em nome da Associação, ficando os diabéticos apenas com a tutela dos mesmos. Esta associação sem fins lucrativos integra a Medical Dogs for Diabetics e pode ser contactada através da sua página de Facebook ou através do email patadacucar.geral@gmail.com.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?