Quantcast
Animais de companhia

Música erudita ajuda gatos a relaxar durante cirurgias

Música erudita ajuda gatos a relaxar durante cirurgias

Um grupo de investigadores da Universidade de Lisboa publicou um estudo na revista científica ‘Journal of Feline Medicine and Surgery’ em que refere que a música clássica e erudita ajuda os gatos a relaxarem durante procedimentos cirúrgicos.

Segundo Miguel Carreira, um dos autores do estudo, música é importante para promover o bem-estar da equipa de médicos e dos animais. Além disso, o tipo de música também desempenha um papel importante. “Diferentes tipos de música afetam indivíduos de formas diferentes. Durante as consultas percebi que a maioria gostava de música clássica, particularmente as composições de George Handel, e ficavam mais confiantes e tolerantes durante a avaliação clínica”, explica o investigador.

No total foram estudados 12 gatos durante as suas cirurgias de castração. Os níveis respiratórios e o diâmetro das pupilas foram monitorizados para avaliar a profundidade das anestesias. Os gatos usaram auriculares e foram expostos a dois minutos de silêncio, dois minutos de “Adagio para cordas”, de Samuel Barber, “Thorn”, de Natalie Imbruglia e “Thunderstruck”, dos AC/DC.

 

As conclusões mostram que os animais ficaram mais relaxados com a peça de Samuel Barber. A música de Natalie Imbruglia originou valores intermediários de relaxamento e AC/DC causou mais stresse.

Saiba mais sobre o estudo.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?