Quantcast
Animais de Companhia

Espanha: setor veterinário em rota de crescimento

cão e gato na relva

O Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente do Governo de Espanha publicou um estudo que faz uma caracterização do setor de animais de companhia do país. O estudo publicado no final de 2015 revela que existem 7,4 milhões de cães e 430 683 gatos registados no país.

De acordo com o documento, em 2014 o setor veterinário espanhol faturou cerca de 848 milhões de euros em produtos sanitários e alimentação, um crescimento de 8% face ao ano anterior.

No que diz respeito à alimentação, o estudo revela que 64% foi comercializada nos canais tradicionais (supermercados, hipermercados), enquanto apenas 36% foi vendida através de lojas especializadas. Segundo a Associação Nacional de Comércio de Animais de Companhia (ASAC), atualmente existem em Espanha cerca de 5000 lojas especializadas e 6000 clínicas veterinárias.

Por outro lado, o estudo revela que no caso dos cães, 53% foram oferecidos como presente aos atuais proprietários e 13,6% foram adotados. No caso daqueles que foram comprados (31,4%), 13,2% foram adquiridos em lojas, 10% em criadores e 8,2% a particulares.

Já no caso dos gatos, 43,6% foram oferecidos como presente, 36% foram encontrados abandonados nas ruas e 11,2% foram comprados, 5,8% dos quais em lojas, 2,9% em criadores e 2,5% a particulares.

Sobre os gastos médios anuais destes animais para as famílias, o estudo revela que os cães são mais dispendiosos do que os gatos: 817 euros vs 534 euros. Os outros animais de estimação, como peixes, pássaros e répteis, representam um gasto médio anual de 376 euros para as famílias espanholas.

Quanto ao tipo de gastos, o estudo mostra que a alimentação é sem dúvida o elemento em que os proprietários de animais mais gastam dinheiro, no caso dos gatos mais de 65% do total dos gatos.

O estudo faz uma análise exaustiva do setor e detalha ainda informações como os preços médios dos cães e gatos vendidos consoante a sua raça e os níveis de abandono de animais por cada região espanhola.

Consulte os dados.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?