Quantcast
Animais de Companhia

Diploma que criminaliza maus tratos a animais deverá entrar em vigor a 1 de outubro

Golden Retrievers envolvidos em estudo sobre cancro

O diploma que criminaliza os maus tratos e o abandono de animais já foi promulgado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e deverá entrar em vigor no próximo dia 1 de outubro. De acordo com dados da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) divulgados pelo jornal Público, as taxas de abandono de animais têm crescido desde 2008, ano em que foram recolhidos no país cerca de 13 399 animais. Em 2013 esse número atingiu mais do dobro e foram recolhidos cerca de 29 645 cães e gatos.

O diploma que altera o Código Penal e que irá criminalizar os maus tratos e abandono de animais foi aprovado no Parlamento no final de julho e enviado para o Presidente da República no início de agosto. Se for publicado até ao final deste mês, a alteração legislativa entra em vigor a 1 de outubro. Se sair em Diário da República em setembro, entrará em vigor apenas a 1 de novembro.

A nova lei prevê penas de prisão de seis meses ou multa de 60 dias até um ano para quem abandone animais, multa de 120 dias ou dois anos de prisão para quem maltrate animais ou multa de 240 dias se houver maus tratos e morte.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?