Quantcast
 

Chegou o momento de investir nas pessoas

Chegou o momento de investir nas pessoas

“Está na hora de os médicos veterinários se valorizarem de modo a poderem cobrar o seu valor à sociedade”, declarou Marcus Falcão, diretor-clínico da Clínica Veterinária da Bicuda, aquando a sua participação na segunda edição do Vetbizz, que decorreu a 15 de junho no Hotel Villa Rica, em Lisboa.

Durante uma mesa redonda, subordinada ao tema ‘Investir em tempos de crise: risco ou oportunidade’, Artur Alves declarou que “temos de continuar a investir, mas agora, devido à crise, com mais cuidado”. O responsável de gestão e marketing do Hospital Veterinário Baixo Vouga salientou ainda que “chegou o momento de investir nas pessoas”. Marcus Falcão corrobora: “quando queremos em investir, geralmente pensamos em dinheiro, porém temos de investir em nós”. A mesa redonda contou ainda com a participação de Sónia Ramalho, editora da VETERINÁRIA ATUAL, Carolina Rebelo, diretora da Prime Pet, Rita Seabra, gestora do programa FINICIA do IAPMEI, e Marco Fernandes, diretor-executivo da DNA Cascais.

Depois de se discutir investimento, passou-se aos nichos de mercado. Cátia Sá, da Clínica Veterinária das Oliveiras, deu o seu testemunho sobre a criação de um Health Care Animal SPA, que incluiu um pet ginásio, “destinado a animais sem patologia” e que está a ter adesão por parte dos donos. Ainda relativo aos nichos de mercado, Orlando Almeida, da Quinta do Monte dos Vendavais, salientou que “inovar traz benefícios no ano subsequente, caso consigamos dar visibilidade aos nossos serviços”.

 

Quem tem ao longo destes anos inovado, devido aos seus múltiplos projetos, é Luís Montenegro, diretor-clínico do Hospital Veterinário Montenegro. O médico veterinário promoveu, precisamente, um dos seus últimos projetos: o portal de emprego Vetbook.

Paixão no Vetbizz

 

Uma das palavras de ordem durante o Vetbizz foi ‘paixão’. “O segredo para termos sucesso na nossa vida e na nossa profissão é estarmos apaixonados”, referiu Laurentina Pedroso, Bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), durante uma intervenção especial.

E para Nuno Paixão, a ‘paixão’ começa logo no nome. O diretor do hospital Veterinário Central centrou a sua palestra naquilo que se pode aprender com o modelo de gestão norte-americano. O médico veterinário garantiu que naquela parte do globo, em relação a Portugal, “a atitude cultural face ao dinheiro é abismal, pois nós cá temos dificuldade em falar sobre este tema”.

 

Tecnologia e recursos humanos

Os tempos hoje são outros e as possibilidades tecnológicas também e em consequência “o utilizador está mais informado e tem maior poder de escolha”, declarou Martim Dornellas, digital manager da GCI. Em relação às redes sociais, o orador revelou que “não estar presente não é opção, porque, mais tarde ou mais cedo, vai-se estar”.

 

Se o painel dois do Vetbizz foi dedicado ao Marketing e às Redes Sociais, o três foi respeitante à gestão de Recursos Humanos. Maria Viegas, diretora de serviços da Blanes, alertou que “a formação profissional só dura no curto prazo porque o conhecimento é mutável”.

Já António Martinho Lopes, diretor clínico do Centro Médico Veterinário de São Nicolau, falou sobre os benefícios da utilização de um software de gestão. Sendo que “o tempo que poupamos ao utilizar este sistema permite-nos desenvolver outros projetos”. Por último, a advogada Susana Costa explicou algumas das alterações ao código contributivo para a Segurança Social, nomeadamente as suas principais implicações para as empresas.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?