O grupo AniCura promoveu o II Congresso Veterinário AniCura Ibéria dedicado aos animais geriátricos e à abordagem das doenças mais frequentes nesta faixa etária: a osteoartrose e o cancro. O evento, que decorreu entre os dias 24 e 25 de novembro, trouxe para o debate as patologias geriátricas que preconizam um dos principais desafios na clínica dos médicos veterinários.
Os avanços registados na medicina veterinária têm permitido prolongar a esperança média de vida dos animais de companhia e, por isso, torna-se imprescindível que os profissionais veterinários garantam uma adequada gestão das patologias que afetam os animais de companhia na terceira idade.
“As patologias geriátricas são o grande desafio que enfrentamos enquanto veterinários já que, em muitas ocasiões, estamos a falar de condições crónicas, ou seja, doenças que convivem com o animal até ao fim da sua vida”, refere José Gómez, head of medical da AniCura Ibéria. “As doenças que afetam os animais de companhia podem ser muito variadas, com destaque para a osteoartrose e o cancro. Assim como os problemas neurológicos, renais e cardíacos, sem esquecer os problemas dentários, que geralmente estão relacionados com o desenvolvimento ou evolução de outras doenças”, revela.
Lénio Ribeiro, médico veterinário e responsável pelo Serviço de Anestesiologia e Gestão da Dor no AniCura Atlântico Hospital Veterinário foi um dos palestrantes do II Congresso AniCura e denota a importância de abordagem multidisciplinar no garante da prestação de cuidados geriátricos de qualidade, integrando diferentes especialidades veterinárias. “A Anestesiologia dá apoio à maioria das especialidades médico veterinárias, garantindo o sucesso dos procedimentos e o bem-estar dos animais, que é a nossa prioridade máxima”, acrescenta.
Dar valor ao paciente sénior
Nesta segunda edição do Congresso, que teve lugar em Madrid e que contou com a participação de mais de 200 profissionais do setor veterinário da Península Ibérica, discutiram-se os mais recentes avanços e novas técnicas nas diferentes áreas com a finalidade de proporcionar os melhores cuidados ao animal de companhia.
“Este congresso reflete os cinco princípios que nos movem na AniCura: Qualidade, entendida como excelência no serviço; Responsabilidade, para estar sempre na vanguarda; Mutualidade, porque só com o apoio dos colegas é possível alcançar o sucesso; Eficiência, consequência direta do anterior; e Liberdade, para desenvolver a nossa atividade profissional, tendo presentes todos os princípios anteriores”, conclui o José Gómez.

