Quantcast
Animais de Companhia

Surto de Salmonella ligado a ração para cães em investigação no Canadá

Surto de Salmonella ligado a ração para cães em investigação no Canadá iStock

As autoridades de saúde canadianas estão a investigar um surto de Salmonella Oranienburg, um dos serotipos da bactéria Salmonella, que já infetou 27 pessoas com casos confirmados em laboratório em várias regiões do país.

De acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC), “várias pessoas que adoeceram relataram ter manipulado ração e guloseimas para cães, incluindo ração seca e snacks desidratados ou liofilizados, antes de ficarem doentes”.

 

Foram confirmados 13 casos na província de Alberta, 12 na Colúmbia Britânica, um em Ontário e um nos Territórios do Noroeste. Até agora, seis pessoas foram hospitalizadas e não há registo de mortes.

A agência de saúde indicou que o surto afetou pessoas com idades entre 0 e 87 anos, com os casos a ocorrerem entre meados de fevereiro e meados de agosto de 2025. Cerca de 59% dos infetados são do sexo feminino.

 

Até ao momento, os investigadores não identificaram um único fornecedor de ração ou guloseimas para cães associado ao surto, mas as autoridades garantem que a investigação continua a decorrer.

“Podem continuar a ser reportados casos mais recentes relacionados com o surto, porque existe um intervalo de tempo entre o momento em que a pessoa adoece e o momento em que a doença é notificada às autoridades de saúde pública”, referiu a PHAC no seu comunicado de imprensa.

 

A agência de saúde acrescentou ainda que o número real de casos de Salmonella no Canadá é provavelmente muito superior, sendo que os números divulgados representam apenas os casos confirmados em laboratório. Os investigadores estimam que, “por cada caso reportado de doença, existam mais 26 que não são reportados”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?