A Câmara Municipal do Fundão vai promover nos dias 24 e 25 de janeiro o Congresso de Bem-Estar Animal. O encontro enquadra-se na visão do município que “tem vindo a afirmar-se como um território comprometido com a sustentabilidade, a inovação social e a qualidade de vida”, lê-se em nota enviada à VETERINÁRIA ATUAL.
Essa perspetiva tem assentado no princípio de que “o bem-estar animal tem uma dimensão essencial nas comunidades, exigindo um investimento contínuo em sensibilização, capacitação e partilha de boas práticas entre profissionais, instituições e cidadãos”, acrescenta-se.
E, atendendo ao “número crescente de cães de companhia” nos lares da região beirã, a autarquia entendeu ser este o momento indicado para a realização de um evento dedicado ao bem-estar animal que ajude a formar a comunidade para as necessidades e cuidados dos animais de companhia.
Ao longo dos dois dias estão programados conferência e debates que contam com conferencistas de renome nacional e internacional.
Assim, no primeiro dia do encontro o programa tem início com o tema “Infância e o seu impacto na vida do cão”, no qual participam Gonçalo da Graça Pereira, médico veterinário diplomado pelo European Veterinary Specialist in Behavioural Medicine, que irá abordar os períodos de desenvolvimento do cachorro e a prevenção das doenças comportamentais, e Hugo Roby, educador canino que falará sobre estratégias de socialização do cachorro.
Segue-se o tema “Profilaxia e prevenção da transmissão de doenças”, um bloco entregue a Paulo Borges no qual que o especialista europeu pelo European College of Animal Reproduction (ECAR) irá falar sobre a profilaxia para além da vacinação e sobre a profilaxia sanitária em diferentes contextos.
O tema que inicia os trabalhos da tarde de dia 24 de janeiro é “Castração: impacto na saúde e comportamento”, no qual Paulo Borges participará para falar dos impactos da castração na saúde animal e Gonçalo da Graça Pereira irá abordar o impacto da castração nos problemas comportamentais dos animais de companhia.
O dia termina com uma mesa-redonda que contará com a participação de todos os conferencistas e versará sobre o tema “A tríade da saúde desde a infância: Prevenir problemas de saúde física, mental e cognitiva”.
O dia 25 de janeiro tem início com sessões dedicadas ao tema “Primeiros Socorros a Animais”, com o enfermeiro veterinário e professor na Egas Moniz School of Health and Science Gonçalo Babau a falar sobre como identificar os sinais de alerta no cão e sobre os primeiros gestos de urgência.
“Nutrição animal” é outra temática abordada, na qual estarão em foco os mitos da nutrição, os benefícios da alimentação caseira para cães e gatos e a ligação entre nutrição e comportamento, sessões que contam com a participação de Ana Luísa Lourenço, especialista europeia diplomada pelo European College of Veterinary and Comparative Nutrition (ECVCN).
O tema “Bem-estar animal e responsabilidade social” abre os trabalhos da tarde do segundo dia do congresso, com Adélia Pereira, médica veterinária municipal do concelho de Paredes, a falar sobre o papel do médico veterinário municipal na melhoria do bem-estar animal, Maria Queiroz, educadora animal, a falar sobre como melhorar o caminho para as adoções bem-sucedidas e Eduarda Sousa Pires, especialista em treino e comportamento canino, a apresentar os benefícios e os riscos das terapias assistidas por cães de raça.
O congresso termina com nova mesa-redonda, na qual participarão os conferencistas, desta feita dedicada ao tema “Da expetativa ao abandono: o caminho do bem-estar animal”.
Mais informações sobre a participação no encontro podem ser consultadas na página oficial da Câmara Municipal do Fundão ou nas redes sociais do evento.


