Quantcast
Produtos

Espanha lança projeto piloto para introduzir bula eletrónica em medicamentos veterinários

Espanha lança projeto piloto para introduzir bula eletrónica em medicamentos veterinários iStock

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (Aemps), em colaboração com várias empresas farmacêuticas associadas à Veterindustria, associação empresarial espanhola que reúne empresas do setor farmacêutico veterinário e da indústria relacionada com a saúde animal, lançou um projeto piloto para a inclusão da bula em formato eletrónico nos medicamentos veterinários.

De acordo com a Aemps, o projeto terá início em janeiro de 2026 e durará, pelo menos, um ano.

 

Com esta iniciativa, a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários esclarece que os utilizadores poderão aceder à bula através de um código QR, que estará presente no acondicionamento primário, na embalagem exterior ou em ambos os elementos do envase.

“O objetivo deste projeto piloto é avaliar o impacto da eliminação da bula em papel e a implementação progressiva da bula digital no setor farmacêutico veterinário, alinhando-se com o avanço das novas tecnologias”, afirmou a Aemps.

 

Além disso, durante o ano de duração do projeto, será realizada uma avaliação através de um questionário de satisfação, que será também incluído na informação digital do medicamento, acessível através do código QR.

“Os utilizadores do medicamento, sejam veterinários, tutores, elementos da indústria pecuária, outros profissionais ou até mesmo particulares em contacto com esses medicamentos, poderão preenchê-lo facilmente”, explica a Aemps.

 

Além disso, “com base nos resultados obtidos, a duração do projeto ou o número de medicamentos incluídos poderá ser alargado, mediante acordo das partes envolvidas, o que será anunciado oportunamente”, frisou a entidade.

 

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?