Quantcast
Animais de Companhia

Cães com obesidade? Estudo mostra que não é só uma questão de comida

Cães com obesidade? Estudo mostra que não é só uma questão de comida iStock

Um novo estudo, conduzido por veterinários da Faculdade de Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas da Texas A&M University, no EUA, revelou que a obesidade nos cães resulta de uma junção de fatores como raça, ambiente em que vivem e apetite para comer.

Os investigadores descobriram que raças como os Retrievers, Spaniels e Setters, têm cerca de 10% mais probabilidade de serem significativamente influenciados pelo comportamento alimentar, o que pode contribuir para o excesso de peso.

 

“Os cães com excesso de peso são propensos a inúmeros problemas de saúde, incluindo doenças de pele, diabetes e artrite”, explicou Kate Creevy, professora no Departamento de Ciências Clínicas de Pequenos Animais da universidade.

E continua: “é imperativo que os veterinários compreendam melhor a obesidade canina e se esta pode estar relacionada com fatores sociais, ambientais ou demográficos, para que possamos oferecer a cada cão a melhor qualidade de vida possível”.

 

A análise também revelou que os cães de raça Labrador Retriever e Golden Retriever – revelam uma tendência significativa para uma maior motivação alimentar.

Além da influência genética, os investigadores concluíram ainda que cães que vivem em ambientes urbanos ou em lares com vários cães também demonstram maior motivação para comer.

 

“É provável que estes fatores influenciem a quantidade de exercício que os cães fazem, assim como o seu acesso à comida”, observou Creevy. E continua: “alguns cães procuram comida por tédio, algo que pode ser mais frequente em contextos com menos estímulos e atividade física. Por outro lado, tutores com vários cães podem optar por práticas como a alimentação livre, o que aumenta a disponibilidade de comida”.

Apesar de muitos tutores estarem conscientes do excesso de peso dos seus cães e desejarem ajudá-los, perder peso nem sempre é um processo simples, sublinha a responsável, explicando que investigações anteriores mostraram que as intervenções para redução de peso em cães nem sempre são eficazes, especialmente quando não são seguidas de forma consistente”.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?