O Human Animal Bond Research Institute (HABRI) publicou o relatório “Planeta Saudável, Animais de Companhia Saudáveis: Rumo à Sustentabilidade na Profissão Veterinária”, um documento que pretende definir o futuro sustentável da medicina veterinária, apresentando boas práticas e estratégias para reduzir o impacto ambiental em toda a indústria.
O documento, que contou com a participação de empresas como a Boehringer Ingelheim, Hill’s Pet Nutrition, Mars Veterinary Health, Virbac Corporation e Zoetis, apresenta boas práticas para redução de resíduos, gestão de fármacos, consumo de energia e água, além de estratégias de envolvimento das partes interessadas, com o objetivo de inspirar toda a indústria a agir para um futuro mais sustentável.
“Orgulhamo-nos em reunir empresas líderes em medicina veterinária para partilhar as melhores práticas em sustentabilidade ambiental, para que possamos aprender uns com os outros e adotar objetivos comuns que fortaleçam a nossa comunidade e protejam o vínculo entre humanos e animais”, afirmou Steven Feldman, presidente do HABRI.
E continua: “estes líderes estão a mostrar o caminho para um futuro mais sustentável para as pessoas e para os animais de companhia”.
Segundo o instituto, “os veterinários e os tutores de animais de companhia desejam — e merecem — mais transparência, ação e responsabilidade no que diz respeito às práticas ambientalmente sustentáveis. Cerca de 65% dos tutores de animais querem ser informados sobre as iniciativas ambientais da sua clínica veterinária, e 76% dos profissionais consideram importante saber que a sua clínica se esforça por ser sustentável”.
O relatório destaca práticas pioneiras e sugere estratégias para aumentar a sustentabilidade em toda a indústria, desde as salas de exame até às salas de reuniões. O documento apresenta ainda projetos e inovações que demonstram a viabilidade económica das iniciativas de sustentabilidade.
“Estamos a liderar uma nova era na indústria da saúde animal ao focar na redução do carbono na cadeia de abastecimento, no uso de ingredientes sustentáveis e embalagens recicláveis e na criação de impacto social ao gerar oportunidades para que todas as pessoas prosperem”, afirmou Yvonne Hsu, presidente da Hill’s Pet Nutrition.
Entre os projetos destacados estão a nova fábrica “inteligente” da Hill’s em Kansas, o programa de Excelência em Desenvolvimento Sustentável (SDX) da Boehringer Ingelheim, que educa colaboradores em sustentabilidade em parceria com a Universidade da Geórgia, e o programa de sacos reutilizáveis da MWI, que elimina cartão e poliestireno de uso único e reduz emissões de transporte.
A Mars Veterinary Health está a testar tecnologia de captura de gases anestésicos, pioneira no setor, enquanto a Virbac eliminou expositores de cartão individuais para reduzir resíduos de embalagem. Já a Zoetis apresenta a estratégia de sustentabilidade Driven to Care, que serve de guia para empresas que queiram integrar objetivos de sustentabilidade nas operações.
“Ao desafiarmos práticas antigas e adotando uma mentalidade de melhoria contínua, não só estamos a moldar o futuro da saúde animal como também a criar o plano para um mundo mais sustentável, juntos”, referiu Giovanni Abruzzini, presidente e CEO da Virbac North America.
“Estamos convencidos de que as iniciativas de sustentabilidade ganham força através da colaboração”, reforçou Kelly Rotkewicz, diretora de Sustentabilidade da Boehringer Ingelheim nos EUA.

iStock
