Quantcast
Médicos Veterinários

Saúde mental na medicina veterinária: desafios, impacto e estratégias de apoio

Direitos reservados

O novo episódio do Podcast da Veterinária Atual, disponível em formato vídeo, aborda a crescente crise na saúde mental dos médicos veterinários. Nesta conversa, que reúne Pedro Fabrica, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), e Carolina Bartolomeu, médica veterinária e Advocacy Vet Channel, manager da Purina e gestora da marca ProPlan Veterinary Diet, tentamos compreender o que está na origem deste cenário, como se manifesta em Portugal e, sobretudo, o que pode ser feito para promover o bem-estar psicológico e emocional dos profissionais.

Um inquérito do Conselho de Jovens Médicos Veterinários mostra que 81% dos profissionais até aos 35 anos já pensou ou pensa em emigrar. De acordo com o bastonário da OMV, este “é um número assombroso e demonstra a exigência e o desgaste da profissão”. Entre as principais razões apontadas estão melhores salários (27%), qualidade de vida (22%), desenvolvimento profissional (20%) e reconhecimento (12%).

Segundo dados do sindicato, apenas 20% dos veterinários conseguem atingir os 2.000 euros de salário, o que contribui para o abandono da carreira. “Cerca de 25% dos membros pediram suspensão e mais de metade porque emigraram”, acrescenta Pedro Fabrica.

A falta de respeito pelos profissionais é outro problema referido pelo responsável, apontando a frequência de casos de perseguição e difamação nas redes sociais.

Para responder a estes desafios, a OMV reforçou o seu programa de apoio à saúde mental, com o apoio da Pro Plan Purina. “Este protocolo disponibiliza ferramentas que podem realmente melhorar a qualidade de vida dos médicos veterinários”, sublinha Carolina Bartolomeu. A parceria permitiu criar seis formações focadas em resiliência e gestão emocional, com planos de expansão para o próximo ano.

Ouça o episódio aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?