Quantcast
Animais de Companhia

Há uma plataforma em Espanha que liga lares de idosos a canis para combater a solidão

iStock

Impulsionada pela LETI Pharma, a plataforma digital Mayores Amigos, apenas disponível em Espanha, conecta lares de idosos a canis, promovendo experiências de convivência, acompanhamento e cuidados responsáveis entre pessoas seniores e animais.

De acordo com o comunicado de imprensa, a iniciativa procura promover o bem-estar emocional e social de idosos e animais, através de relações assentes na proximidade, no cuidado mútuo e no tempo partilhado.

 

Para isso, recorre a uma plataforma digital que permite a lares e associações registarem-se, identificarem entidades próximas e estabelecerem contacto direto para o desenvolvimento de atividades conjuntas.

“Mayores Amigos nasce com a firme convicção de que o acompanhamento entre pessoas e animais não é apenas uma experiência emocional, mas uma ferramenta com impacto real na qualidade de vida. O nosso compromisso na LETI Pharma é colaborar com todas as associações envolvidas para que este acompanhamento entre pessoas e animais de estimação seja uma realidade”, explicou Mar Grego, vice-presidente e CEO de LETI Pharma.

 

Segundo a nota de imprensa, em Espanha, cerca de dois milhões de pessoas com mais de 65 anos vivem sozinhas, o que aumenta o risco de depressão, perda de autonomia, deterioração cognitiva e menor qualidade de vida. Entre os maiores de 75 anos, esta realidade atinge cerca de 20%.

A comunicação sublinhou ainda que vários estudos indicam que o acompanhamento regular é um dos meios mais eficazes para reduzir estes riscos e que a relação com animais de companhia pode ajudar a combater a solidão e a melhorar o bem-estar emocional na terceira idade.

 

Em paralelo, milhares de cães idosos continuam em canis sem serem adotados, preteridos face aos animais mais jovens, apesar da sua capacidade para criar laços estáveis e tranquilos.

De acordo com o comunicado, a iniciativa surge como uma resposta prática a duas realidades pouco ligadas entre si: a solidão dos idosos e o esquecimento dos animais seniores nos canis. Além disso, o projeto enquadra-se numa visão integrada da saúde, assente na abordagem One Health, que reconhece o bem-estar humano, animal e social como dimensões interligadas, frisou a comunicação.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?