Quantcast
Animais de companhia

“No Money, But Love”: Nova campanha alerta para a exploração de animais na mendicidade

“No Money, But Love”: Nova campanha alerta para a exploração de animais na mendicidade Direitos Reservados

“No Money, But Love” é o slogan da “Campanha de Alerta para a Exploração de Animais na Mendicidade”, da responsabilidade da Provedoria Municipal do Animal de Lisboa, que estará nas ruas da capital até 31 de agosto.

A iniciativa conseguiu juntar, na mesma causa, a própria Câmara Municipal de Lisboa e várias outras entidades sensíveis ao tema, desde a PSP ao Teatro Tivolli BBVA, passando pelo Metro de Lisboa, Turismo de Lisboa, União de Associação de Comércio e Serviços, Associação de Dinamização da Baixa Pombalina, Associação de Comerciantes do Bairro Alto e a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal.

 

“Combater o fenómeno crescente da utilização dos animais para mendicidade tem sido uma prioridade da Provedoria. O número de entidades que se juntaram a esta causa prova que é um tema de grande relevância e deixa-me muito feliz”, referiu Pedro Emanuel Paiva, Provedor Municipal do Animal de Lisboa.

De acordo com o Provedor, há ainda outro objetivo com esta campanha que se refere “à necessidade imperativa de fazer uma clara distinção entre os animais cujos tutores são pessoas sem-abrigo, que os tratam como verdadeiros familiares, sendo muitas vezes a sua única companhia, e o contexto diametralmente oposto, praticado por grupos organizados que se dedicam à instrumentalização de animais para conseguirem esmolas”. Pedro Emanuel Paiva enfatiza que “não pode haver qualquer confusão nesta matéria”.

 

A campanha, cuja produção contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, está a decorrer em 36 dispositivos publicitários nas principais vias da cidade, contando ainda com posters nas carruagens e estações do Metro, flyers nas esquadras da PSP, nos estabelecimentos de comércio local, publicações nas redes sociais e ações de rua entre outros formatos, em português e inglês.

“O objetivo de ser bilingue é alertar não apenas os habitantes e visitantes portugueses de Lisboa, mas também os turistas, que aumentam significativamente em agosto”, justificou Pedro Emanuel Paiva.

 

“Agir contra a utilização de animais para mendicidade é um imperativo na luta que Lisboa trava diariamente em prol do bem-estar animal”, afirmou Ângelo Pereira, vereador com o pelouro da Proteção e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Lisboa.

E continua: “trata-se de uma situação intolerável e a Câmara Municipal de Lisboa não deixará de tomar ou apoiar todas as medidas que venham a ser necessárias para garantir o respeito e a dignidade dos animais em situação de abuso ou perigo”.

 

Na mesma linha a PSP avançou também “que a utilização de animais de companhia na mendicidade, sem que se tenha em conta o seu bem-estar, poderá ser crime”.

Já o Metro de Lisboa vai mais longe e indica que tem “orgulho” de se associar à Câmara Municipal de Lisboa na divulgação da campanha: “acolhemos o pedido de apoio da Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa e unimo-nos a esta nobre causa, que procura garantir o bem-estar e a proteção dos animais da cidade de Lisboa”.

Carla Frade, Secretária-Geral da UACS (União de Associações do Comércio e Serviços) considera que “dado o crescendo de situações de uso de animais para a mendicidade na Cidade de Lisboa, não pode a UACS deixar de se associar à campanha, em boa hora lançada pela Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa, em prol da salvaguarda dos animais em situação de abuso ou perigo”. Apesar disso, esta responsável não deixa de recordar que estas iniciativas devem decorrer “sem descurar as necessárias respostas de apoio e ação social aos tutores”.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?