A Associação Intervenção e Resgate Animal (IRA), a Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa (CML), juntaram esforços para apoiar mega colónia de gatos, que se localiza em Carnide.
De acordo com o comunicado de imprensa, esta colónia de gatos é uma das maiores de Lisboa, com 182 felinos integrados no programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver). Todos têm em comum a mesma cuidadora, Nela Duarte, moradora da freguesia, que recebeu 200 quilos de ração para continuar a sua missão.
A cerimónia simbólica de entrega de comida, realizada na quarta-feira passada, dia 24 de setembro, juntou o vereador Rui Cordeiro, o presidente da Junta de Carnide, Fábio Sousa, o provedor municipal do animal, Pedro Emanuel Paiva, e o presidente e fundador da associação Intervenção e Resgate Animal (IRA), Tomás Pires.
Para o vereador Rui Cordeiro “mais do que a simples entrega de ração, esta iniciativa representou a celebração da cooperação entre entidades públicas, associações e cidadãos, unidas pelo objetivo comum que é o respeito e a proteção dos animais que fazem parte da vida da cidade”.
Na mesma linha, Tomás Pires recordou que “o apoio aos cuidadores é essencial para o bem-estar animal, representando o donativo desta ração o espírito de cooperação e da missão do IRA, que é estar presente onde os animais mais precisam”.
Do lado da presidência da Junta de Carnide, Fábio Sousa destacou “o impacto comunitário da iniciativa em Carnide, que se orgulha de ter cidadãos empenhados no cuidado da comunidade, incluindo dos animais”. E, com as eleições autárquicas a aproximarem-se, não deixou de frisar: “independentemente da cor partidária, esta doação mostra que, com convergência, é sempre possível criar condições para que o trabalho de entidades externas ao poder local seja mais sustentável e mais valorizado”.
Já Pedro Emanuel Paiva, explicou a razão de ter sinalizado a colónia de Carnide para a entrega da ração doada pelo IRA, e reforça: “esta doação simboliza a importância de reconhecer e apoiar quem, muitas vezes de forma anónima, garante a alimentação e o cuidado dos animais na cidade. O trabalho de cuidadora é inspirador e merece ser acompanhado por ações concretas de apoio”.
A iniciativa faz parte do projeto RRAAL (Rede de Resposta Alimentar aos Animais de Lisboa), criado pela Provedoria em parceria com a Câmara Municipal e as autarquias locais. O projeto já contou com o apoio da EntrAjuda e do Banco Alimentar, sendo o IRA a primeira associação de defesa animal a integrar formalmente esta rede de solidariedade.

Direitos Reservados
