Com o intuito de alertar para a crescente ameaça da leishmaniose em áreas urbanas, a LETI Pharma realizou no passado fim de semana uma ação de sensibilização em Lisboa. A iniciativa contou com a instalação de uma figura gigante de um flebótomo, o inseto responsável pela transmissão da doença.
De acordo com o comunicado de imprensa, a iniciativa surge em resposta ao aumento da prevalência da infeção por Leishmania em Portugal e tem como objetivo reforçar o papel ativo dos tutores na proteção dos seus cães.
A comunicação também sublinhou que a iniciativa despertou um grande interesse entre os tutores de cães, que aproveitaram a oportunidade para aprender mais sobre esta doença grave e endémica em Portugal.
A presença do modelo gigante do flebótomo atraiu a atenção do público, intensificando o impacto visual e emocional da campanha. A ação foi documentada em vídeo, com o objetivo de criar uma peça de sensibilização que será em breve divulgada nas redes sociais e meios de comunicação da LETI Pharma.
Durante a ação, especialistas estiveram disponíveis para fornecer informações detalhadas sobre a leishmaniose, os seus sintomas – como perda de peso, feridas na pele e crescimento anormal das unhas – e as formas mais eficazes de prevenção, com ênfase na vacinação e no uso de proteção contra picadas ao longo de todo o ano.
“A leishmaniose é uma ameaça real, mas pode ser prevenida com medidas simples e eficazes. A sensibilização é o primeiro passo para conter o avanço desta doença”, afirmou a LETI Pharma.
A ação de sensibilização também foi realizada em Espanha, direcionada tanto aos tutores de cães quanto aos profissionais veterinários da cidade de Málaga.
A nota de imprensa enfatiza também que toda a Península Ibérica é uma zona endémica de leishmaniose, sendo essencial ampliar o conhecimento sobre a doença entre os tutores de cães, com o objetivo de aprimorar as medidas de prevenção.
Durante esses eventos, mais de 500 pessoas foram alcançadas pelas ações informativas. A leishmaniose não afeta apenas os animais, mas também pode ser transmitida aos seres humanos, representando, portanto, um grande risco para a saúde pública.
A LETI Pharma frisou ainda que a campanha fez assim um apelo direto: “Se a ameaça aumenta, a proteção também! Proteja o seu cão contra a leishmaniose”.

Direitos Reservados
