Quantcast
Animais de Companhia

Investigação concluiu que esterilizar gatos antes da adolescência não aumenta risco de obesidade

Investigação concluiu que esterilizar gatos antes da adolescência não aumenta risco de obesidade iStock

Um novo estudo publicado na revista Vet Record, no âmbito do Bristol Cats Study, veio esclarecer uma questão relevante na medicina veterinária: se a idade em que os gatos são esterilizados influencia o risco de excesso de peso ao longo da vida.

A investigação concluiu que esterilizar gatos antes da adolescência não os torna mais propensos a ganhar peso em excesso ou a desenvolver obesidade, em comparação com os que são esterilizados aos cinco ou seis meses.

 

Com base em registos clínicos longitudinais de 584 gatos, o estudo analisou mais de 2.400 medições de condição corporal (BCS – Body Condition Score) e mais de 2.000 medições de peso, cruzando esses dados com a idade à esterilização e outras informações fornecidas pelos tutores.

Os resultados mostraram que a trajetória de peso e a condição corporal dos gatos esterilizados antes dos cinco ou seis meses é semelhante à dos esterilizados nessa idade. No entanto, os gatos esterilizados entre os sete e os 12 meses apresentaram um aumento de peso e condição corporal mais lentos ao longo do tempo.

 

Segundo a análise, a média de peso dos gatos ao longo de todas as consultas foi de 4,73 kg. Uma condição corporal considerada ideal (nível 3 numa escala de cinco pontos) foi registada em 67% das visitas dos animais aos respetivos veterinários, enquanto 26% dos gatos estavam com excesso de peso (nível 4) e 9% estavam obesos (nível 5).

Além disso, a análise concluiu que as fêmeas apresentaram, em média, um peso e condição corporal inferiores aos dos machos, com estas diferenças a acentuarem-se nos meses de verão e outono, possivelmente devido a variações sazonais na ingestão de alimentos.

 

O comprimento do pelo também influenciou os resultados da condição corporal, com os gatos de pelo comprido a registarem pontuações mais baixas e os investigadores a associarem a uma possível consequência da natureza subjetiva desta medição clínica.

Os autores do estudo recomendam que, independentemente da idade da esterilização (até aos 6 meses), os tutores devem adotar boas estratégias de gestão alimentar e de estilo de vida para manter os gatos saudáveis ao longo da vida.

 

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?