Quantcast
Animais de Companhia

Solução desenvolvida na Finlândia pode redefinir preparação de medicamentos para animais

iStock

A medicina veterinária pode estar prestes a sofrer uma mudança estrutural com a introdução da impressão 3D na preparação de medicamentos personalizados para animais de companhia. Uma empresa da Finlândia desenvolveu uma nova solução tecnológica que promete automatizar e uniformizar a forma como os medicamentos veterinários manipulados são preparados.

O sistema baseia-se num conjunto de excipientes concebidos especificamente para uso veterinário, integrados numa plataforma automatizada de manipulação que recorre à impressão 3D para produzir medicamentos. Em conjunto, estas tecnologias têm o potencial de substituir várias etapas manuais do processo, reduzindo erros e garantindo maior consistência entre preparações, explicou a empresa.

 

Atualmente, muitos medicamentos não existem em dosagens ou formulações adequadas para animais de companhia. Como resultado, os veterinários dependem frequentemente de farmacêuticos para adaptar medicamentos de uso humano ou para preparar fórmulas manipuladas. Estes procedimentos são, muitas vezes, morosos, exigem intervenção manual significativa e podem introduzir variações na qualidade final do medicamento.

Segundo a empresa finlandesa, a nova solução foi criada para responder a estes desafios, automatizando grande parte do processo e oferecendo um fluxo de trabalho em impressão 3D padronizado e registado digitalmente. O objetivo é permitir a produção de doses “mais seguras” e “mais consistentes” em poucos minutos.

 

Além disso, o sistema permite ainda a produção de comprimidos de gel macios e mastigáveis, personalizados com sabores apelativos para os animais, o que poderá reduzir falhas na administração e melhorar a adesão dos tutores aos tratamentos prescritos.

A empresa frisa ainda que a introdução desta tecnologia pode marcar a entrada da impressão 3D no domínio da medicina veterinária, depois de a plataforma ter sido utilizada exclusivamente em hospitais e farmácias dedicados a pacientes humanos nos Estados Unidos da América (EUA) e na Europa.

 

Desde a sua criação, em 2021, a empresa tem trabalhado na modernização da manipulação de medicamentos, desenvolvendo a tecnologia em colaboração com farmacêuticos de vários países europeus, incluindo a Suíça, Alemanha e Países Baixos.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?