Os gastos com animais de companhia continuam a crescer em Espanha. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, o investimento anual em cuidados, alimentação e serviços para animais ultrapassa os 1.000 euros por família com animais.
A análise também concluiu que a despesa média das famílias com animais e serviços relacionados atingiu os 292,86 euros, o que representa um aumento de 6,72% em relação a 2023.
Este valor inclui também uma vasta gama de produtos, desde alimentos para animais de companhia, produtos de higiene e saúde (como medicamentos), até artigos de cuidado e beleza.
Já no que diz respeito aos serviços veterinários e outros cuidados especializados, os gastos também aumentaram. Em 2024, os lares espanhóis gastaram em média 139,71 euros, mais 9% do que no ano anterior.
A análise sublinha que estes valores resultam de uma média geral calculada a partir de uma amostra de 24 mil famílias, independentemente de terem ou não animais de companhia. No entanto, tendo em conta que cerca de 40% das famílias espanholas convivem com pelo menos um cão ou gato, o gasto real por agregado com animais é superior.
Com base nessa estimativa, o gasto anual em serviços veterinários por família com animais ronda os 350 euros, enquanto os produtos e artigos para animais representam cerca de 700 euros por ano.

iStock
