Évora acolhe novamente o setor agropecuário nos dias 12 e 13 de março, no Hotel Vila Galé, para a 17ª Edição das Jornadas Internacionais. Organizado pelo Hospital Veterinário Muralha de Évora e pela Equimuralha, o evento deste ano celebra o Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Nuno Prates, Presidente da Comissão Organizadora, sublinhou o caráter técnico, exigente e inspirador da programação deste ano, que reúne especialistas nacionais e internacionais da medicina veterinária, produtores e investigadores para o debate.
No dia 12, o Congresso começa com o tema “Prevenção, Sanidade e Novos Desafios em Explorações Agrícolas”. Destacam-se duas conferências importantes para os agricultores da União Europeia. A primeira, “Impacto do Acordo Mercosul – UE no Mercado da Carne em Portugal”, será apresentada por Pompeu Pais Dias, coordenador de estudos e estratégia da CONSULAI.
A segunda, “Doenças Emergentes e Novos Planos de Erradicação”, será conduzida por Deolinda Silva, diretora dos serviços técnicos de ruminantes da HIPRA PORTUGAL. Também com o apoio da HIPRA, Giovanni Gnemmi, consultor internacional em reprodução bovina da BOVINEVET INTERNACIONAL S.L., abordará o tema “Stress Metabólico: impacto na saúde das vacas de carne”.
À tarde, o tema em destaque será o “Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores”, com várias conferências focadas no papel das pastagens face às alterações climáticas, na preservação do seu valor económico e no contributo da pastorícia para a conservação do território e da natureza.
Para encerrar o primeiro dia do congresso, a mesa-redonda “O futuro da profissão dos pastores e dos vaqueiros” contará com a participação de Júlio Sá Rego, diretor executivo da RHE, uma start-up dedicada à valorização dos territórios rurais.
O programa dedicado aos equinos, que decorrerá em simultâneo no dia 12, terá como tema central “Podologia equina: a saúde começa no casco” e contará com nove conferências e uma mesa-redonda sobre “Os desafios da podologia equina no século XXI”, com a participação de Martí Sala, especialista internacionalmente reconhecido em podologia e ferragem equina.
Além dos tradicionais Prémios de Melhor Comunicação Oral e Melhor Póster, será entregue este ano o Prémio Nacional da Pastorícia 2026 ao melhor pastor ou vaqueiro do país, que terá direito um documentário sobre a sua vida e trabalho na natureza, exibido durante o Congresso. Também será eleito o Melhor Jovem Investigador, uma distinção que homenageia a Ordem dos Médicos Veterinários.
No dia 13, o Congresso começa com uma conferência sobre Transferência de Embriões, direcionada a médicos veterinários. Destaque para as palestras “Inovações na Otimização da OPU-FIV: do Oócito à Prenhez”, apresentada por Yeda Watanabe, fundadora da Vitrogen, especialista em fertilização in vitro em bovinos no Brasil e atualmente um Centro de Excelência em tecnologia de embriões a nível global.
Também se destacam as palestras “Estratégias de Preparação de Dadoras e Aspectos Técnicos do Procedimento” e “Gestão de Receptoras e Técnicas de Transferências: Foco no Resultado Final”, de Daniel Bello, doutorado em medicina veterinária, especialista em tecnologias reprodutivas bovinas e fundador da Embriovet, empresa parceira do Hospital Veterinário Muralha de Évora.
A programação é organizada em parceria com o projeto RumiRes, promovido pela Escola Superior Agrária de Viseu (ESA – IPV). Destacam-se as palestras “Fontes Alternativas de Alimento em Pequenos Ruminantes”, apresentada por Maria Marques, investigadora no INIAV, e “Aborto em Pequenos Ruminantes – Abordagem Clínica, Diagnóstico e Profilaxia”, com as palestrantes Rita Cruz, do IPV, e Abigail Barbosa, da Lab4Gene, empresa de biotecnologia especializada em diagnóstico veterinário e serviços de genómica.
Para encerrar a manhã dedicada aos pequenos ruminantes, Enrica Omiccioli, especialista em diagnóstico humano e animal, apresenta a sua abordagem multidisciplinar, que oferece soluções com rigor técnico para a monitorização de infeções nos pequenos ruminantes. A palestra terá o título “Securing International Trade: the role of diagnostic innovation in managing emerging ruminant infections”.
No dia 13 de março, a 17ª edição das Jornadas Internacionais contará com cinco workshops, permitindo aos participantes combinar a vertente teórica com a prática, muito valorizada pelos congressistas. O workshop “Doma e Preparação de Bovinos para Concursos”, organizado em parceria com a Associação de Criadores de Limousine, irá demonstrar boas práticas de maneio, doma e apresentação de bovinos em concursos. Esta sessão prática terá lugar na Quinta da Fonte Santa, entre as 10h00 e as 11h30.
Decorrerá também o workshop “OPU-FIV bovina em ação – Demonstração em Campo e Recuperação de Ovócitos”, orientado por Daniel Bello da EmbrioVet e Rui Martins (HVME), que decorrerá entre as 14h30 e as 17h00, na Quinta da Fonte Santa, em Évora. A “Avaliação do Bem-Estar em Ruminantes XS”, por Catarina Stilwell, da Concerta – Agribusiness Consulting, será realizada na Quinta das Estacas – ANCORME, em Évora, também entre as 14h30 e as 17h00.
Durante este workshop, serão abordados temas como fisiologia, comportamento, indicadores de bem-estar e boas práticas de maneio em rebanhos de ovelhas e borregos de engorda.

Direitos Reservados 








