Quantcast
Investigação

Empresa chinesa cria sistema com IA para traduzir sons de animais em linguagem humana

Empresa chinesa cria sistema com IA para traduzir sons de animais em linguagem humana Image generator/ChatGPT

A Baidu, empresa chinesa de tecnologia, anunciou que registou, junto da Administração Nacional da Propriedade Intelectual da China, uma patente que propõe um sistema capaz de converter as vocalizações dos animais em linguagem humana, através do uso de Inteligência Artificial (IA).

Segundo a patente, o sistema vai recolher dados variados dos animais, como sons vocais, padrões comportamentais e sinais fisiológicos, que vão ser depois processados por uma análise de IA destinada a reconhecer o estado emocional dos animais. Este estado emocional será então traduzido para significados semânticos compreensíveis para os humanos.

 

De acordo com a Baidu, este sistema permitirá uma “comunicação e compreensão emocional mais profunda entre animais e humanos, melhorando a precisão e eficiência da comunicação entre espécies”.

Relativamente ao lançamento deste produto, a empresa afirmou que o projeto ainda se encontra em fase de investigação.

 

Este desenvolvimento na China surge num contexto global de esforços para compreender a comunicação animal com recurso à IA, com diversos investigadores internacionais a apostarem nesta vertente do setor animal.

A Baidu foi uma das primeiras grandes empresas chinesas a apostar na inteligência artificial após o lançamento do ChatGPT pela OpenAI, em 2022, tendo, no mês passado, apresentado o seu mais recente modelo de IA, o Ernie 4.5 Turbo, que garante estar ao nível dos melhores do setor após vários testes.

 

IA decifra estados emocionais dos animais através de vocalizações

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?