A pensar nas férias de verão e no crescente número de tutores que optam por viajar com os seus animais de companhia, a AniCura revelou um conjunto de cuidados a ter para garantir o bem-estar dos animais durante este período.
As recomendações, partilhadas por Sara Curvelo, Diretora Clínica do AniCura +Ani+ Hospital Veterinário, visam ajudar a preparar os tutores a prepararem-se de forma responsável e segura para incluir os seus animais nas férias.
– Documentação necessária: É necessário levar o passaporte, em viagens internacionais, pode ser exigido um atestado de saúde veterinário além do microchip de identificação.
– Transporte: A lei é rigorosa no que diz respeito a este tema. Os cães e os gatos devem ser colocados numa transportadora adequada. Em viagens com cães de grande porte, o ideal é colocar uma rede divisória que o separe do espaço reservado ao condutor e manter o ambiente arejado. Em viagens longas, devem efetuar-se pausas a cada duas horas. No caso de necessitar de optar pelo transporte aéreo, verifique com antecedência as regras da companhia aérea. Muitas permitem animais de pequeno porte na cabine, desde que em caixas de transporte adequadas.
– Alojamento pet-friendly: Há cada vez mais alojamentos que aceitam animais. Informe-se desta especificação antes de fazer a reserva, de modo a conseguir aproveitar as férias com o seu animal.
– Segurança e bem-estar: Pausas regulares são recomendadas em viagens de carro. Os tutores devem garantir de que o animal não está exposto diretamente ao sol durante o percurso, de modo a evitar insolações.
– Contactos da clínica/hospital veterinário mais próximo: Acidentes e imprevistos acontecem. É importante pesquisar de antemão e ter informações como contactos e morada das clínicas ou hospitais veterinários próximos, para onde se deve dirigir caso seja necessária a intervenção de um médico veterinário.
“Levar um animal de férias deve ser um ato ponderado, pois é uma decisão de grande responsabilidade. Se não consegue garantir as suas necessidades e bem-estar é preferível pedir a alguém que possa cuidar dele no período em que estiver ausente, ou deixá-lo num hotel especializado para o efeito. Nenhuma desculpa é valida para abandonar um animal”, esclareceu Sara Curvelo.

iStock
