Quantcast
Animais de Companhia

Novas diretrizes internacionais para o uso de antimicrobianos em infeções cutâneas caninas

Novas diretrizes internacionais para o uso de antimicrobianos em infeções cutâneas caninas iStock

Um grupo de investigadores do Royal Veterinary College (RVC), em colaboração com oito instituições internacionais, desenvolveu novas orientações baseadas em evidência científica para o tratamento de piodermite canina, uma das infeções bacterianas de pele mais comuns em cães.

As recomendações têm como objetivo reduzir o uso inadequado de antimicrobianos, melhorar o bem-estar animal e reforçar a Estratégia de Gestão Responsável de Antimicrobianos (Antimicrobial Stewardship), essencial para travar o avanço da resistência bacteriana e garantir a eficácia dos medicamentos no futuro, enfatizam os cientistas.

 

O trabalho resultou de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo dermatologistas veterinários, microbiologistas clínicos e outros especialistas. Após uma revisão profunda da literatura científica e análise de práticas em contexto real, foi estabelecido um consenso internacional sobre protocolos de diagnóstico, investigação e tratamento da piodermite canina.

As novas diretrizes, apoiadas pela International Society for Companion Animal Infections (ISCAID), especificam quando os antimicrobianos devem ser utilizados, quais as classes mais adequadas e atualizam ainda as dosagens recomendadas com base em informação recente.

 

Além das orientações em acesso aberto, foram disponibilizados materiais de apoio, incluindo um resumo das recomendações principais e o infográfico “Sete Momentos do Tratamento Responsável da Piodermite Canina”, concebidos para facilitar a adoção de boas práticas por médicos veterinários em todo o mundo.

“Após vários anos a analisar evidência, atualizar informação e avaliar experiências, estamos entusiasmados e aliviados por ver finalmente os documentos de orientação publicados e disponíveis gratuitamente em todo o mundo”, adiantou Anette Loeffler, Professora de Dermatologia Veterinária e Bacteriologia Cutânea no RVC e presidente do grupo de autores da ISCAID.

 

Já para Siân-Marie Frosini, Professora Associada em Microbiologia Clínica Veterinária no RVC e coautora das diretrizes, “estas diretrizes destacam o valor das equipas multidisciplinares que integram microbiologistas clínicos juntamente com outros especialistas veterinários, de forma a fornecer recomendações que apoiam as melhores práticas no uso de antimicrobianos”.

 

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?