A MSD Animal Health anunciou que a Comissão Europeia aprovou o NUMELVI® (comprimidos de atinvicitinib), um novo medicamento indicado para cães com mais de seis meses de idade que sofram de dermatite alérgica.
De acordo com o comunicado de imprensa, este novo tratamento é o único inibidor de Janus quinase (JAK) de segunda geração aprovado como tratamento de primeira linha para o prurido associado à dermatite alérgica, incluindo a dermatite atópica.
A comunicação também enfatiza que o NUMELVI® atua rapidamente, sendo clinicamente eficaz após a primeira administração diária, oferecendo uma resposta imediata e contínua aos sintomas clínicos da doença.
O NUMELVI® atua inibindo as citoquinas dependentes da JAK1, responsáveis pelo prurido associado à dermatite alérgica, incluindo a dermatite atópica, bem como pelas manifestações clínicas desta condição em cães.
Segundo o comunicado, apresenta uma elevada seletividade — pelo menos 10 vezes superior para JAK1 do que para JAK2, JAK3 e TYK2 — o que reduz a interferência com funções imunitárias benéficas mediadas por outras enzimas JAK. Esta seletividade traduz-se num perfil de segurança favorável, com eficácia comprovada em cães e cachorros a partir dos seis meses de idade.
Além disso, o NUMELVI® permite uma resposta serológica adequada à vacinação e não apresenta interações medicamentosas conhecidas.
“O prurido associado à dermatite alérgica é uma condição comum que causa sofrimento e desconforto a muitos cães”, afirmou Holger Lehmann, DVM, PhD, vice-presidente e diretor global de investigação e desenvolvimento farmacêutico da MSD Animal Health.
E continua: “com a autorização do NUMELVI, a MSD Animal Health orgulha-se de disponibilizar aos médicos veterinários e tutores de cães um inibidor das JAK innovador, de segunda geração, que proporciona benefícios clínicos em relação ao padrão de tratamento atualmente disponível”.
A aprovação do NUMELVI® pela Comissão Europeia surge na sequência da opinião favorável emitida a 12 de junho de 2025 pelo Comité de Medicamentos para Uso Veterinário (CVMP) da Agência Europeia de Medicamentos.
Consulte o resumo das características do medicamento veterinário aqui.