O Município de Faro lançou o programa “Faro Integra – 4 patas solidárias”, uma iniciativa que alia a proteção animal ao apoio social, garantindo respostas às famílias em situação de maior vulnerabilidade.
De acordo com a comunicação da autarquia algarvia, o programa é dirigido a famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconómica residentes no concelho de Faro que tenham cães ou gatos.
Os apoios, de carácter cumulativo, abrangem a entrega de alimento para animais de companhia, a identificação eletrónica (microchip e registo no SIAC) e a desparasitação interna, promovendo assim a saúde e o bem-estar animal.
Com esta iniciativa, a Autarquia procura diminuir o abandono de animais, aliviar os encargos das famílias em dificuldade e garantir melhores condições de vida aos animais de companhia.
A comunicação dá ainda conta de que o programa segue os princípios da Convenção Europeia para a Proteção dos Animais de Companhia, reconhecendo o valor social e afetivo de cães e gatos no contexto familiar.
O regulamento vem complementar o trabalho do Centro de Recolha Oficial de Animais de Faro (CROAF), inaugurado em 2023, expandindo a intervenção municipal para a prevenção e o apoio direto às famílias, explica o município.
Com este programa, a autarquia acredita estar a reforçar o apoio social e a proteção animal, “reforçando a sua identidade como cidade solidária, inclusiva e amiga dos animais”.

iStock
