Um novo estudo da Cummings School of Veterinary Medicine da Universidade de Tufts (EUA) revelou que mais de metade dos sites de clínicas veterinárias especializadas e de emergência no país exibem imagens de animais braquicefálicos.
De acordo com a investigação, 51% dos 51 sites analisados nos EUA apresentavam fotografias de cães com este tipo de anatomia. A raça mais frequentemente detetada foi o Bulldog francês, seguida do Bulldog inglês e do Boxer. A análise incluiu hospitais universitários e clínicas privadas, bem como práticas certificadas por entidades de referência em cuidados veterinários de emergência.
Os resultados mostraram que não há diferenças significativas entre os vários tipos de instituições no uso destas imagens, o que sugere uma tendência generalizada. Segundo os investigadores, esta presença pode contribuir para perpetuar a popularidade de raças cujo bem-estar está comprometido, uma vez que muitas sofrem de doenças respiratórias, cardíacas, neurológicas e ortopédicas.
Nos últimos anos, os cães braquicefálicos tornaram-se extremamente populares, com o Bulldog francês a ocupar o primeiro lugar nos registos do American Kennel Club. Os especialistas têm vindo a alertar que este aumento de popularidade resulta, em parte, da exposição mediática e do apelo visual destes animais.
Os investigadores defendem que as clínicas veterinárias devem refletir sobre o impacto das imagens que utilizam nos seus canais de comunicação, sublinhando ainda que o marketing deve trabalhar em conjunto com os profissionais para garantir que as mensagens visuais não contradizem os princípios de saúde e bem-estar animal.
Assim, o estudo concluiu que a promoção inadvertida destas raças pode contribuir para o aumento de práticas de reprodução motivadas pelo lucro, muitas vezes à custa da qualidade de vida dos próprios animais.

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