A União Europeia (UE) anunciou o lançamento da Aliança para a Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da iniciativa One Health (OHAMR).
Segundo a comunicação da Comissão Europeia, o programa, com duração de 10 anos e um orçamento de 253 milhões de euros — dos quais 75 milhões cofinanciados pelo Horizonte Europa — pretende enfrentar o problema global da resistência aos antimicrobianos (RAM), responsável por mais de 35 mil mortes anuais na UE.
A iniciativa reúne 53 organizações de 30 países e aposta em soluções inovadoras para melhorar a vigilância de patógenos resistentes, desenvolver diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes.
Coordenada pelo Conselho Sueco de Investigação, a OHAMR dá prioridade à investigação colaborativa, à tradução de políticas e à utilização eficiente de dados, com o objetivo de reduzir o uso excessivo de antibióticos e travar a propagação da resistência.
Segundo Ekaterina Zaharieva, comissária para startups, investigação e inovação, a UE está “preparada para liderar a luta mundial contra a resistência aos antimicrobianos”. A responsável sublinhou ainda que esta colaboração “representa o compromisso de avançar, inovar e proteger os fundamentos da medicina moderna”.
A aliança irá também apoiar a investigação em medidas de prevenção, coordenar investimentos em I&D e facilitar a transferência de conhecimento e a adoção de resultados por parte da indústria, da sociedade e dos decisores políticos, fortalecendo a resposta europeia a uma das maiores ameaças de saúde pública da atualidade.

iStock
