A Escola Superior Agrária de Coimbra vai receber a 28 e 29 de novembro o Congresso Anual da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários de Equinos (APMVE), um encontro que, segundo se lê na página oficial da organização, “está rapidamente a tornar-se um local privilegiado de encontro para todos aqueles que estão na vanguarda da medicina veterinária”. Na mesma página, a APMVE declara que o encontro anual de médicos veterinários que se dedicam ao acompanhamento de equinos já se tornou num “palco apetecível não apenas para a partilha de conhecimento e ideias, mas também para a apresentação de inovações que irão moldar o futuro da profissão. Este evento não é apenas uma reunião de profissionais da área, mas um ponto de encontro para a evolução da medicina veterinária, onde as fronteiras do conhecimento são expandidas e os limites da prática são constantemente redefinidos”.
Este ano, o programa oficial é antecedido pela realização de dois workshops na quinta-feira, ou seja, no dia 27 de novembro, ministrados por nomes conceituados da medicina veterinária de equinos, que, depois, também participarão no programa do congresso. Assim, Jan Govaere, diplomado pelo European College of Animal Reproduction e professor e investigador da Universidade de Ghent, fará uma formação sobre reprodução assistida com foco na técnica OPU/ ICSI [ovum pick-up/injeção intracitoplasmática de espermatozoides].
Já Jean-Marie Denoix – figura incontornável no avanço do diagnóstico musculoesquelético equino e fundador do European College of Veterinary Sports Medicine and Rehabilitation – irá ministrar um workshop dedicado à temática da Ortopedia.
Jean-Marie Denoix é também o orador principal do auditório 1 do primeiro dia de congresso. Nessa sala, o especialista europeu irá falar de temas como o diagnóstico, maneio e evolução de patologias de cascos, também abordará o diagnóstico e gestão da afetações do ligamento suspensor, falará de patologias da região escapulo-umeral e tem uma sessão dedicada à soldra e outra à região sacroilíaca, apresentando sempre casos clínicos exemplificativos em cada sessão.
O programa do primeiro dia no auditório 1 termina com a intervenção de Luís Lamas, diplomado europeu pelo European College of Veterinary Surgeons (ECVS) e professor auxiliar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa onde é o diretor do Hospital de Equinos, que será dedicada ao tema “Cirurgia ortopédica assistida por navegação computadorizada”.
O auditório 2, está reservado para abordar a temática da reprodução assistida nos equinos. Jan Govaere irá realizar várias palestras sobre a técnica OPU/ICSI onde abordará pontos como as características da água e do garanhão, as complicações e considerações éticas, a monitorização de rotina da gestação e do poldro e os cuidados perinatais da égua e do poldro.
Neste tema, Bruno Rego – médico veterinário responsável pela implementação do primeiro programa comercial de Ovum Pick Up e ICSI em equinos em Portugal – fará um apanhado dos resultados alcançados a nível nacional.
O dia desta sala termina com a realização de uma mesa-redonda que junta os dois palestrantes e Tiago Pessenha, especialista europeu pelo European College of Animal Reproduction e diretor clínico do Centro de Reprodução de Vairão, para debater o tema “OPU/ICSI: o futuro da técnica na Europa”.
No sábado, dia 29 de novembro, o auditório 1 terá a presença da palestrante Maria Martin Cuervo – diplomada pelo European College of Equine Internal Medicine e pelo European College of Veterinary Sportsmedicine and Rehabilitation – que vem ao congresso abordar temas como “Parasitas sanguíneos: qual a sua importância no maneio do cavalo de desporto?”, “Nutrição do cavalo de desporto: mal alimentado ou mal gerido”, “Atualização na síndrome de úlcera gástrica (SUGE). O que sabemos e o que falta saber?” e para terminar “Desmistificando a medicina interna em cavalos de desporto; casos clínicos”.
Neste dia, os oradores nacionais na agenda são Luís Lamas, que se irá juntar a Rute Noiva – diplomada europeia pelo European College of Veterinary Pathologists – para realizar a palestra subordinada o tema “Será um tumor? Da colheita, ao diagnóstico e tratamento: apresentação de casos clínicos”.
João Brandão Rodrigues, médico veterinário que se tem dedicado ao bem-estar dos equídeos de trabalho e é sócio fundador e presidente da Associação Portuguesa de Tracção Animal (APTRAN), tem marcada uma sessão dedicada ao tema “Falemos de bem-estar! De onde vimos, onde estamos e para onde caminhamos?”.
O auditório 2 do segundo dia de congresso está dedicado às comunicações orais dos congressistas.
Mais informações podem ser obtidas na página oficial da APMVE em www.apmve.pt.

Direitos reservados
