Segundo a edição online da RTP, o diretor regional de Agricultura, Bernardo Araújo, revelou que a entidade europeia teve em conta na sua avaliação a “pesquisa de resíduos de pesticidas nos alimentos”.
A avaliação resulta da participação deste laboratório nos Planos Oficiais de Controlo promovidos pela Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, e pela Direção-Geral da Saúde e da Proteção do Consumidor da Comissão Europeia.
O laboratório pode captar clientes fora da região e o responsável adianta que “a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e a Região Autónoma dos Açores já contactaram este laboratório devido à sua qualidade”.
Em resultado da última avaliação, na área dos produtos vegetais, “o LRVSA foi classificado no Grupo A, grupo em que estão classificados os laboratórios com melhor desempenho da União Europeia”, adiantou.
Na área dos resíduos de pesticidas, o LRVSA dispõe de metodologias para análise de 240 pesticidas, mais metabolitos e respetivos produtos de degradação, constituindo-se “como o laboratório nacional com maior capacidade analítica nesta área”, referiu.

