Quantcast
Animais de Companhia

Investigação destaca potencial do enflicoxib em cirurgias ortopédicas em cães

Investigação destaca potencial do enflicoxib em cirurgias ortopédicas em cães iStock

A dor pós-operatória é uma preocupação constante na prática veterinária, especialmente após cirurgias ortopédicas. Por essa razão, a analgesia perioperatória é atualmente considerada obrigatória, não só durante o procedimento, mas também no pós-operatório imediato e, conforme a complexidade da intervenção, nos dias seguintes.

Controlar a dor de forma preventiva tem demonstrado melhores resultados clínicos. Neste contexto, o anti-inflamatório não esteroide (AINE) enflicoxib surge como um forte candidato, graças às suas características farmacológicas que permitem uma única administração eficaz. Este inibidor seletivo da COX-2, recentemente desenvolvido, já demonstrou ser clinicamente eficaz e seguro no tratamento da dor crónica e inflamação associadas à osteoartrite em cães.

 

Com já reconhecida atividade anti-inflamatória e analgésica, o enflicoxib tem vindo a destacar-se também pela sua posologia semanal, o que pode representar uma mais-valia no controlo da dor e inflamação pós-operatórias em cães submetidos a cirurgia ortopédica.

Para avaliar a sua eficácia neste contexto específico, foi realizado um ensaio clínico piloto promovido pela farmacêutica veterinária Ecuphar, em colaboração com o Departamento de Medicina e Cirurgia Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Autónoma de Barcelona.

 

O estudo envolveu 28 cães, divididos em dois grupos: 14 receberam 8 mg/kg de Daxocox (enflicoxib) por via oral no dia anterior à cirurgia; os outros 14 foram tratados com meloxicam, começando com uma dose subcutânea de 0,2 mg/kg na indução anestésica, seguida por 0,1 mg/kg por via oral, uma vez por dia, durante sete dias.

Para medir a eficácia analgésica, os investigadores utilizaram a Escala Composta de Dor de Glasgow – Versão Abreviada (GCPS-SF) em vários momentos: 1, 3, 5, 8, 24 e 168 horas após a cirurgia. Também foram aplicadas escalas analógicas visuais (EAV) para avaliar dor em repouso, dor à palpação e níveis de inflamação.

 

De acordo com os autores do estudo, “o enflicoxib demonstrou não ser inferior ao meloxicam nas pontuações totais da escala GCPS-SF, em todos os momentos avaliados, bem como na área sob a curva (AUC da escala GCPS-SF) nas primeiras 24 horas”.

Acrescentaram ainda que “não foram observadas diferenças nas pontuações das escalas analógicas visuais (EAV) em nenhum momento após a cirurgia, nem na eficácia global avaliada pelos veterinários, nem no bem-estar dos cães segundo os tutores”.

 

Foi ainda concluído que “uma única dose pré-operatória de enflicoxib proporcionou uma analgesia comparável à do meloxicam administrado diariamente durante uma semana”.

Assim, os autores concluem que “os resultados deste estudo apoiam a administração pré-operatória de enflicoxib para o controlo da dor e da inflamação após cirurgia ortopédica em cães, facilitando a adesão ao tratamento e promovendo o bem-estar animal em comparação com os anti-inflamatórios não esteroides convencionais de administração diária”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?