Quantcast
Animais de Companhia

Cães também sentem ciúmes

Contacto com cães e gatos é benéfico para problemas respiratórios das crianças

Um estudo desenvolvido por uma psicóloga norte-americana demonstrou que os cães também sentem ciúmes. De acordo com Cristine Harris, cientista da Universidade da Califórnia, a investigação foi inspirada pelo comportamento de três cães da sua família, que demonstravam um comportamento agressivo entre eles, mesmo quando eram acarinhados ao mesmo tempo.

Até aqui, muitos cientistas defendiam a tese de que os ciúmes são um sentimento exclusivo dos seres humanos, por requererem uma cognição complexa. Contudo, uma investigação da Universidade de Viena já tinha mostrado que os cães sentem ressentimento.

Segundo a autora do estudo agora publicado na revista científica Plos One, as suas conclusões questionam a ideia de que os ciúmes são uma construção social humana. Para Harris, “os animais também sofrem uma forte angústia cada vez que um rival usurpa o afeto de um ser querido”.

Durante a investigação da norte-americana, mais de 70% dos 36 cães estudados empurravam ou reclamavam a atenção do seu dono quando este dava atenção a um cão animado de peluche, outros foram, inclusive, agressivos com o peluche.

Para ler o estudo clique aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?