Quantcast
Animais de Companhia

Maus-tratos a animais aumentam significativamente em Inglaterra

Maus-tratos a animais aumentam significativamente em Inglaterra iStock

Os casos de maus-tratos a animais têm vindo a aumentar de forma significativa em Inglaterra, nomeadamente no Sudeste do país nos últimos verões, revelou a RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals).

De acordo com os dados divulgados pela organização de proteção animal, no verão passado foram registados 129 casos de abusos em Kent, o que representa uma subida de 101% desde 2020. Em West Sussex, os números aumentaram 76% (44 casos em 2024), enquanto em East Sussex se verificou uma subida de 52% (73 casos). Já em Surrey, a subida foi de 80%, com 47 registos.

 

Ian Briggs, responsável pela unidade de operações especiais da RSPCA, classificou estes dados como “realmente angustiantes e chocantes”.

Segundo a instituição, em todo o território de Inglaterra e País de Gales registou-se uma subida de 105% nos relatos de agressões durante o verão, passando de 1.613 casos em julho e agosto de 2020 para 3.304 no mesmo período em 2024.

 

De acordo com a RSPCA, isto equivale a quatro agressões reportadas a cada hora, ou uma a cada 15 minutos em que a linha de atendimento da RSPCA está ativa.

O responsável acrescentou ainda que a proliferação de câmaras de videovigilância e smartphones tem contribuído para que mais agressões sejam documentadas, tanto em espaços públicos como em ambientes privados.

 

Os cães continuam a ser os animais mais afetados, com quase 21 mil denúncias de abusos só no último ano.

No total, durante os meses de junho, julho e agosto de 2023, a RSPCA recebeu 34.401 chamadas de emergência relacionadas com maus-tratos, contra 25.887 no ano anterior, o que representa um aumento de cerca de um terço.

 

Segundo a organização de proteção animal, em média, foram registados 374 casos por dia nesse período, o equivalente a uma denúncia de crueldade a cada dois minutos.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?