Quantcast
Eventos

UTAD organiza o I International Congress of the Zoonoses Working Group

Direitos reservados

O Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro (CAC-TMAD) – um consórcio fundado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), pelo Centro Hospitalar e Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHUTMAD), em parceria com 24 centros de saúde da região transmontana – vai organizar no próximo dia 3 de novembro o I International Congress of the Zoonoses Working Group – CAC TMAD, numa organização que junta também o Centro de Ciência Animal e Veterinária – CECAV (UTAD) e o Laboratório Associado de Ciências Animais e Veterinárias (AL4AnimalS).

O encontro, que vai assinalar o Dia Mundial da One Health, decorre sob o mote “One Health & Zoonotic Threats: An Integrated Approach” e vai debater alguns dos temas mais prementes em torno do conceito de Uma só Saúde, juntando profissionais nacionais e internacionais que se dedicam às áreas da saúde humana, saúde veterinária e saúde ambiental.

 

Assim, no Auditório Geociências, em Vila Real, os participantes terão a oportunidade de ouvir Beatriz Romero, quadro da VISANET (European Union Reference Laboratory for Bovine Tuberculosis) e professora assistente do Departamento de Saúde Animal na Faculdade de Veterinária da Universidade Compultense, em Madrid, falar sobre o tema “Zoonotic tuberculosis in Spain: surveillance and control through the One Health approach”.

O programa da manhã acaba com a intervenção de Els M. Broens, especialista europeu pelo colégio de microbiologia do European Board of Veterinary Specialist (EBVS) e professor associado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, que irá falar sobre “Emergence of Brucella canis in Europe: a threat to animal and public health?”.

 

A agenda da parte da tarde inicia-se com uma conferência sobre a resistência aos antimicrobianos com o título “AMR: our One Health challenge”, que estará a cargo de Jorge Pinto Ferreira, dos quadros da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO).

Segue-se a intervenção de Maria Sofia Núncio, investigadora do Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas, que pertence ao Instituto Nacional de Saúde (INSA), que irá falar sobre “Interaction between climate change and vector-borne zoonoses”.

 

Ao longo do dia, entre as diversas conferências agendadas, estão previstas mais de 10 comunicações livres que vão debruçar-se sobre as várias problemáticas com que os profissionais têm de lidar nesta vertente de Uma Só Saúde e divulgar as mais recentes pesquisas realizadas por cientistas renomados a nível nacional e internacional.

O programa segue com a realização de uma mesa-redonda subordinada ao tema “Enhancing Disease Reporting Systems for One Health Integration”, que será moderada por Madalena Vieira-Pinto,  especialista europeia em Saúde Pública pelo EBVS e coordenadora do WG Zoonose CAC-TMAD, na qual estão previstas as participações de Susana Pombo, diretora-geral da Direção-Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV), de Nuno Canada, presidente do conselho diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e de Rita Sá Machado, diretora-geral da Direção Geral da Saúde.

 

O encontro encerra com a intervenção de Ana Paula Martins, ministra da Saúde, de Jorge Ventura Ferreira Cardoso, reitor da UTAD, de Susana Pombo, diretora-geral da DGAV e de Madalena Vieira-Pinto.

Os interessados podem obter mais informações através do site da UTAD.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?