O Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa (LxCRAS) vai aumentar a sua capacidade de acolhimento e reabilitação de fauna selvagem, graças ao projeto “Qualifica”.
A iniciativa, financiada em 127 400 euros pelo Fundo Ambiental para 2025, prevê a modernização de instalações e equipamentos para melhorar o diagnóstico e os cuidados prestados aos animais, pode ler-se no site da Câmara Municipal de Lisboa.
Integrado na Rede Nacional de Centros de Recuperação para a Fauna, o LxCRAS tem como missão tratar animais selvagens encontrados feridos ou debilitados e devolvê-los ao seu habitat natural. O novo investimento permitirá a aquisição de estruturas mais adequadas e tecnologia de apoio, reforçando o papel do centro na proteção da biodiversidade e no cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais de conservação da natureza.
Para aproximar a comunidade ao trabalho desenvolvido, a Câmara Municipal de Lisboa vai promover o Dia Aberto LxCRAS, que incluirá uma visita guiada por uma bióloga. Os participantes poderão conhecer de perto as ações de acolhimento, tratamento e devolução de animais selvagens, bem como compreender a importância do centro para a preservação do património natural.