Cada vez mais tutores estão dispostos a pagar um preço superior por alimentos que contribuam para o bem-estar e saúde dos seus animais de companhia.
Esta é uma das principais conclusões de um estudo conduzido por investigadores das universidades de Arkansas e Kansas, que analisaram as características de saúde associadas aos alimentos secos para cães e o impacto destas no seu preço.
O estudo, que avaliou 1.268 produtos de ração seca para cães disponíveis no mercado dos EUA, procurou identificar quais os atributos relacionados com a saúde mais valorizados pelos consumidores – e, consequentemente, mais caros.
Entre as razões mais comuns nos produtos analisados, destacam-se benefícios como a saúde digestiva, saúde da pele/pelo e apoio ao sistema imunitário. Já entre as menos frequentes encontram-se o alívio de alergias, redução da comichão e vermelhidão e estimulação do apetite.
Apesar de serem menos frequentes, os produtos que anunciam alívio de alergias são os que apresentam os preços médios por quilo mais elevados. Segundo os investigadores, isso pode estar relacionado com a inclusão de ingredientes mais complexos. Seguem-se depois os alimentos para controlo de peso, digestão sensível e pele sensível.
Os produtos com menor custo médio estão relacionados com o cuidado dentário, suporte muscular e apoio imunológico, revelando menor valorização por parte dos consumidores.
“As tendências de ‘premiumização’ e humanização dos animais levaram os tutores a serem mais exigentes com o que alimentam os seus cães. Hoje, os animais são encarados como membros da família”, sublinhou Andrew Anderson, coautor do estudo e professor da Universidade do Arkansas.
O estudo sugere ainda que os preços mais elevados estão, em muitos casos, associados a atributos pouco comuns no mercado. Por exemplo, o alívio de alergias aparece apenas em 2% dos produtos, mas representa um acréscimo de 17% no preço médio. Já a digestão sensível, presente em 24% dos produtos, apresenta um acréscimo mais modesto de 3,7%, o que pode indicar uma maior influência da procura neste último caso.
De acordo com os investigadores, este tipo de informação pode ser muito relevante não só para os consumidores, que procuram a melhor relação entre preço e benefícios, mas também para as marcas, ao planearem novas gamas de produtos. Assim, os cientistas avançam que combinar múltiplos atributos valorizados — como digestão sensível e alívio de alergias — pode representar uma oportunidade estratégica para o setor.
O estudo concluiu também que, apesar do custo mais elevado de algumas fórmulas especializadas, há espaço para escolhas conscientes — tanto na resolução de problemas específicos como na procura por produtos com bom valor acrescentado.