Entre janeiro e 31 de julho foram registados 214 crimes de abandono e 347 de maus-tratos a animais, avançou no passado sábado, 16 de agosto, a Guarda Nacional Republicana (GNR), no Dia Internacional do Animal Abandonado.
Em 2022 foram registados 491 crimes de abandono, um número que desceu para 384 em 2023, 380 em 2024 e 214 nos primeiros sete meses deste ano.
Quanto a maus-tratos, contabilizaram-se 704 crimes em 2022, 626 em 2023, 572 em 2024 e 347 até 31 de julho de 2025.
A GNR destacou ainda que cães e gatos são os animais mais abandonados e que a maioria dos casos ocorre durante o período de férias, sobretudo no verão.
“Contudo, também se registam alguns casos após a época natalícia, refletindo situações em que os animais foram oferecidos como presentes e, posteriormente, os detentores tomaram consciência dos encargos e responsabilidades inerentes à sua posse, tendo abandonado os mesmos. Na impossibilidade de manter o animal durante ausências prolongadas, existem atualmente alternativas seguras e adequadas, nunca sendo o abandono uma opção aceitável”, lê-se na comunicação da Guarda Nacional Republicana.
Setúbal, Porto, Braga, Faro e Lisboa são os distritos com maior número de crimes de abandono e maus-tratos a animais de companhia. Desde 2022, a GNR deteve oito pessoas e identificou 755 suspeitos por este tipo de crimes.
A GNR destacou ainda que o abandono e os maus-tratos a animais de companhia “são crimes puníveis por lei, sendo que a adoção implica um compromisso de responsabilidade e de cuidados permanentes aos animais”.